Valores em educação
"(...) O problema da violência nas escolas tem que ver com muitas das razões já discutidas; mas tem que ver sobretudo com referências e valores que se ausentaram do espaço público e secular para passarem a ser do domínio e responsabilidades exclusivas da casa, família ou comunidades religiosas, ao mesmo tempo que observamos na sociedade geral o funcionamento de uma democracia da bandalheira (...). E porque esta bandalheira vem dos exemplos de cima, dos que nos representam e tomam as decisões mais importantes sobre os destinos dos cidadãos.
Na adolescência ouvia uns políticos e intelectuais e fascinava-me a sua sabedoria; sentia vontade de ir mais longe, mais alto, tinha referências, modelos a seguir. Não parecem existir modelos assim para os adolescentes de hoje. O facilitismo, a promiscuidade e a corrupção, que os mais poderosos mais facilmente desculpam, passa sempre impunes aos olhos dos mais fracos e desprotegidos. Em democracias onde não predominam o mérito mas sempre os compadrios, onde a justiça tem mão pesada só para os mais fracos, numa sociedade onde se fala muito de ética mas pouquíssimo de valores e moralidade, o que é que se pode esperar das escolas? Que sejam uma antítese do modelo social e ideológico predominante? Ao menos sejamos honestos e reconheçamos que ela é o espelho desta ausência de valores e de modelos referenciais para uma geração que vai gerir a nossa velhice da maneira como aprenderem hoje."
Na adolescência ouvia uns políticos e intelectuais e fascinava-me a sua sabedoria; sentia vontade de ir mais longe, mais alto, tinha referências, modelos a seguir. Não parecem existir modelos assim para os adolescentes de hoje. O facilitismo, a promiscuidade e a corrupção, que os mais poderosos mais facilmente desculpam, passa sempre impunes aos olhos dos mais fracos e desprotegidos. Em democracias onde não predominam o mérito mas sempre os compadrios, onde a justiça tem mão pesada só para os mais fracos, numa sociedade onde se fala muito de ética mas pouquíssimo de valores e moralidade, o que é que se pode esperar das escolas? Que sejam uma antítese do modelo social e ideológico predominante? Ao menos sejamos honestos e reconheçamos que ela é o espelho desta ausência de valores e de modelos referenciais para uma geração que vai gerir a nossa velhice da maneira como aprenderem hoje."
Faranaz Keshavjee. "A importância dos valores e referências para a Educação". Público, 13.04.2008.
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