Pedir desculpa
«Peço desculpa aos senhores professores por ter provocado tanta desmotivação, mas é do interesse dos pais, dos alunos e das escolas. Espero que possam beneficiar desta disponibilidade dos professores para estarem mais tempo nas escolas», afirmou a ministra. A informação vem no Diário Digital.
E dou por mim a pensar que há pedidos de desculpa que não devem ser apresentados. É que as queixas que têm vindo a público não são por se estar mais tempo nas escolas com os alunos. O que está implícito neste discurso não é um “pedido de desculpas”; é uma tentativa de minimizar as razões dos professores. Gostaria de saber como é que a desmotivação – não a de que fala a senhora Ministra, mas a que se vive nas escolas – consegue ser um “interesse” nacional. Gostaria de saber se um cidadão que ouvisse dizer que um ministro não estava motivado mas era do “interesse do país” mantê-lo sentiria confiança nesse ministro. Há ironias que não ficam bem! Que continuam a não ficar bem!
Ninguém está a pedir intervalos maiores; ninguém está a pedir menos horas de aulas; ninguém está a pedir aumento de vencimento; ninguém está a pedir para não trabalhar! Ninguém! Assim, não tem a senhora Ministra de que pedir desculpa.
E dou por mim a pensar que há pedidos de desculpa que não devem ser apresentados. É que as queixas que têm vindo a público não são por se estar mais tempo nas escolas com os alunos. O que está implícito neste discurso não é um “pedido de desculpas”; é uma tentativa de minimizar as razões dos professores. Gostaria de saber como é que a desmotivação – não a de que fala a senhora Ministra, mas a que se vive nas escolas – consegue ser um “interesse” nacional. Gostaria de saber se um cidadão que ouvisse dizer que um ministro não estava motivado mas era do “interesse do país” mantê-lo sentiria confiança nesse ministro. Há ironias que não ficam bem! Que continuam a não ficar bem!
Ninguém está a pedir intervalos maiores; ninguém está a pedir menos horas de aulas; ninguém está a pedir aumento de vencimento; ninguém está a pedir para não trabalhar! Ninguém! Assim, não tem a senhora Ministra de que pedir desculpa.

