segunda-feira, 31 de março de 2008

"Parva", a professora?

A questão dos telemóveis na escola do Porto tinha que vir à baila, depois de mais metade do período de interrupção lectiva em tempo de Páscoa ter sido aquele em que o país, a sociedade, todos nós, fomos invadidos e massacrados com a história. Assim, na aula de hoje, com alunos na ordem dos 13 anos, logo que uma aluna acenou com o telemóvel que tinha recebido como prenda (satisfeita, claro!), saltou o comentário de um colega: “Naquela cena do Porto, a professora foi parva! Devia era ter deixado a miúda…” Outra dizia: “A rapariga estava histérica…” Outro perguntava: “O que é que o professor fazia?”
Comecemos pela última para chegar à primeira: que, na situação, se veria que decisão tomar; que não se sabia se havia antecedentes, que clima existia; que, a frio, era fácil dizermos como reagiríamos, mas, a quente, as coisas não eram tão previsíveis ou tão “analisáveis”… que olhassem para as próprias reacções deles quando se irritavam ou quando, depois, pensavam sobre essa muitas vezes injustificada irritação. Mas onde pretendi chegar foi ao primeiro comentário: “parva”, a professora? Em primeiro lugar, deveria ter respeito na forma como falava da professora. “Sim, mas ela…” Não, não, vai referir-se à pessoa com educação, só. “Sim, mas…” Não, primeiro respeite. “Está certo, pronto. A professora…” Duvido que tenha sido apenas para me calar, mas o mais importante era estar assumido perante a turma que aquela não fora a forma de tratamento adequada para a professora, que o jovem tinha que respeitar os adultos para também ser respeitado, que na aula (como na vida) tinha que haver princípios e educação, sobretudo respeito.
Depois, conversou-se sobre o episódio, calmamente, ainda que sem delongas porque a história já estava gasta… assim como a dar razão ao jovem dirigente da Associação de Estudantes do Carolina Michaelis que hoje pediu aos jornalistas: "Parem com isto, deixem os alunos em paz, deixem-nos começar as aulas com tranquilidade".
[foto a partir de www.bloganything.net]

Sem comentários: