sábado, 15 de março de 2008

Memória: Chiara Lubich (1920-2008)

A notícia da morte de Chiara Lubich, ocorrida na madrugada de ontem, fez-me recuar alguns anos. Procurei nos livros mais antigos e encontrei um que me cativou no início dos anos 70: Pensamentos Gen (2ª ed. São Paulo: Cidade Nova, 1971), então comprado numa feira do livro por 10$00 (o preço está lá anotado e corresponde a algo como 0,05 € de hoje). Estava num meio em que se ouvia falar muito do pensamento e da acção de Chiara, fosse pelo movimento Focolar, fosse pelos seus pensamentos. Andava pelos 13-14 anos quando comprei o livrinho, um amontoado de 66 páginas de pensamentos, em que se cruzavam parágrafos de Chiara com citações do evangelho e de encíclicas de João XXIII e de Paulo VI. Deixei-me fascinar pela mensagem e até assinalei à margem as reflexões que mais me tocavam… Fui então, agora, à procura do livrinho (jeito de quem quer recuar nas lembranças...) e de lá retirei alguns dos meus sublinhados da altura, que aqui partilho, sobretudo porque, relendo-os, continuo a achar que vale a pena acreditar neles.
* “O sorriso que floresce sobre a dor abranda os corações mais endurecidos.”
* “Devemos estar no mundo mas não ser do mundo.”
* “O ideal mais genuíno da juventude de hoje, que protesta, não pode ser senão Jesus, sinal de contradição.”
* “Em Nazaré, toda a vida de Jesus era trabalho.”
* “Estudando, iluminados pela sabedoria, seremos levados a aprofundar a vida do corpo místico para vencer as heresias hodiernas. De facto, aprendemos bem uma verdade quando a estudamos, mas aprendemos melhor quando é preciso defendê-la.”
* “Quem não estuda é um inconsciente; quem estuda pela nota é um orgulhoso; quem estuda para fazer a vontade de Deus é um Gen.”
* “Tudo deve circular: alegrias e dores, sofrimentos e lutas, de modo que ninguém fique isolado dos outros.”
* “Você pode morar num palácio ou num barraco, mas deve conseguir fazer da sua casa um paraíso.”
* “Cada ideia pode ser uma responsabilidade.”
* “Devemos dar um grande valor ao estudo porque hoje ele é o nosso trabalho.”
* “O último exame será só sobre o amor.”

Sem comentários: