quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Minudências (32)

Pedir desculpa
«Peço desculpa aos senhores professores por ter provocado tanta desmotivação, mas é do interesse dos pais, dos alunos e das escolas. Espero que possam beneficiar desta disponibilidade dos professores para estarem mais tempo nas escolas», afirmou a ministra. A informação vem no Diário Digital.
E dou por mim a pensar que há pedidos de desculpa que não devem ser apresentados. É que as queixas que têm vindo a público não são por se estar mais tempo nas escolas com os alunos. O que está implícito neste discurso não é um “pedido de desculpas”; é uma tentativa de minimizar as razões dos professores. Gostaria de saber como é que a desmotivação – não a de que fala a senhora Ministra, mas a que se vive nas escolas – consegue ser um “interesse” nacional. Gostaria de saber se um cidadão que ouvisse dizer que um ministro não estava motivado mas era do “interesse do país” mantê-lo sentiria confiança nesse ministro. Há ironias que não ficam bem! Que continuam a não ficar bem!
Ninguém está a pedir intervalos maiores; ninguém está a pedir menos horas de aulas; ninguém está a pedir aumento de vencimento; ninguém está a pedir para não trabalhar! Ninguém! Assim, não tem a senhora Ministra de que pedir desculpa.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que já me começa a irritar é que se queira fazer uma reforma, um estatuto do aluno e uma avaliação de professores para mostrar serviço e ganhar votos. Defendo um ensino de qualidade, de preferência com exames e os professores seriam avaliados dessa forma, através dos resultados dos exames dos alunos, como acontece em Espanha. Acredito que os sindicatos dos professores venham causando algum mau estar, tal como alguns executivos, que estão a complicar o processo. Só sei é que com esta brincadeira a minha escola está um caos e isto assim não é nada. Resolvi sentar-me à sombra a vê-los passar porque nem no Abril me lembro deste mau estar e na altura tinha vinte anitos e pouco e agora tenho de me cuidar.

Anónimo disse...

É por "pedidos de desculpa" destes e de outros que tal que considerei engraçada a cena dos ovos. Pena é que não tivessem sido podres, pois os que foram atirados poreriam matar a fome a muita gente!

Glória Santos Dias

Anónimo disse...

Poderá a Sr.ª Ministra apresentar as desculpas que entender.Está no seu direito (?) de o fazer.
Mas, por minha parte e se calhar por parte de todos nós, elas não são aceites.
Porquê? Porque tudo o que tem feito é simplesmente ... indesculpável!
MCT

Anónimo disse...

As desculpas não eram para nós, mas sim para o Manuel Alegre. A senhora odeia-nos, já estou como os alunos, mas é o que acho. Aliás, nem sei se ela gosta dela própria.