sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sensibilidades e olhos no futuro

«(…) Garante, contudo, que também tem tido bons momentos. "Muitos." Pede-se-lhe que partilhe um. "Uma carta que recebi de um menino que recebeu um computador para ter em casa, não sei já em que circunstância, e escreveu-me a dizer: 'Quando for grande, vou inscrever-me no PS.' É tocante."»
Assim termina a reportagem-entrevista com a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que o Público de hoje edita no suplemento “P2”. A peça jornalística não traz nada de novo, nem deixa vislumbrar méritos de aproximação ou de aberturas. Mas esta conclusão da peça fala por si: um “bom momento” para ser partilhado com a jornalista e, consequentemente, com o público leitor, é uma carta de um menino que, depois de receber um computador, escreve à Ministra a dizer que se vai inscrever no PS quando for grande, rematando a entrevistada: “É tocante.” Será? E porque “é tocante” que uma criança se queira inscrever no PS quando for grande? Para dar continuidade ao “status quo” reinante no partido? Na mira de receber um computador maior? Para ser Ministro da Educação? Para ter um contributo cívico perante a sociedade? Para mudar a mentalidade do partido? É tocante, claro! E é muito, sobretudo num país em que o êxito se mede, em frequentes ocasiões pelo peso do cartão partidário…

2 comentários:

Anónimo disse...

O PS actual é isto mesmo, tal e qual, falta de vergonha e de cultura democrática e a senhora ainda não é militante, quando se inscrever os seus rasgos de esquizofrenia irão possuir os socretinos...a senhora ministra.

aminhaserra.blogspot.com disse...

Coitadinha da Lulu que teve uma infância desvalida!
"Uma carta que recebi de um menino que recebeu..."
Com esta idade, com um doutoramento, com um grau académico que lhe permite "ensinar"
nas nossas doutas instituições de ensino superior.... Com todos estes predicados ainda não realizou que, a repetição apenas é bonita como
recurso de estilo. Mas isto apenas vem dos muito bons.

Glória Santos Dias