terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Máximas em mínimas (38)

SONHO
Podes voar e ser livre mesmo sem ser um pássaro! Até aqueles que vivem presos podem ser sempre livres e voar através dos seus sonhos.
Mariana Correia. “A Menina Pássaro”. A Menina pássaro e outros contos. Lisboa: Verbo, 2008, pg. 13.


Em 2008 passaram 50 anos sobre a criação de uma editora de referência em Portugal: a Verbo, casa com responsabilidade em muitas áreas do mundo editorial, com destaque para o grupo das generalidades (relembre-se a célebre Enciclopédia Luso-Brasileira, por exemplo) e para o campo da literatura infanto-juvenil, entre muitas outras. Para este aniversário, uma das actividades promovidas pela editora foi o concurso literário “Os Escritores do Futuro”, destinado a jovens entre os 10 e os 13 anos, que, a partir de uma citação de um autor juvenil da editora, deveriam construir um conto. O resultado aí está, neste livro que reúne nove narrativas de outros tantos jovens.
Mariana Correia, de quem escolhi a citação, é autora do conto que empresta título à colectânea, tem 11 anos e estuda em Lisboa, na Escola Fernando Pessoa. Os outros autores são, pela ordem de entrada na antologia: Ricardo Cerejo (11 anos, Lisboa, autor de "O gang das biclas"), Alexandre Pancadas (12 anos, Portimão, autor de "Os tigres azuis"), Mariana Dias (11 anos, Torres Vedras, autora de "Chuva na praia"), Maria Inês Pedro (12 anos, Leiria, autora de "Há festa na escola"), Ana Francisca Correia (12 anos, Maia, autora de "Força da natureza"), Rita Pereira (13 anos, Moscavide, autora de "Grande pesadelo!"), Rui Fonseca (12 anos, Rio Tinto, autor de "O caracol") e Rita Pina (12 anos, Viseu, autora de "A noite acordou à noite"). Resta dizer que as citações que serviram de pretexto a estes autores têm a assinatura de Ana Meireles, Maria Teresa Maia Gonzalez, Nuno Magalhães Guedes, Maria do Rosário Pedreira, Maria do Carmo Rodrigues, Maria da Conceição Ferreira, Margarida Castel-Branco, Maria Isabel Mendonça Soares e Maria Alberta Menéres, respectivamente.

Sem comentários: