sexta-feira, 6 de março de 2009

António Barreto: quatro dicas

António Barreto foi recentemente nomeado para presidir às comemorações do 10 de Junho. A revista Visão, na sua edição de ontem, fez-lhe curta entrevista, de que respigo alguns excertos:
10 de Junho - "Trata-se de uma comemoração institucional, que apela à memória da comunidade nacional. Poderá também ser, mais do que uma festa de júbilo narcisista, um momento de estímulo à consciência colectiva. (...) Não se espere que esta comemoração seja rica em soundbites ou escândalos. Não é o momento para isso. A melhor inspiração é a do discurso de Jorge de Sena, no 10 de Junho de 1977, na Guarda. É oportuno hoje voltar a ler!"
Balanços - "Muito crítico e preocupado relativamente à situação actual de crise nacional, europeia e mundial. E obcecado com a procura de caminhos e de soluções."
Congresso Socialista - "Uma enorme solidão. Muito bem organizada."
Temas para Livros Brancos - "Justiça, Educação, acesso à Universidade, Serviço Nacional de Saúde, desemprego jovem, em particular dos mais qualificados, com o 12º ano ou cursos superiores. Todos estes são excelentes temas."

Sem comentários: