sábado, 16 de maio de 2009

Dos bordados de Viana do Castelo

Hoje, no quiosque, ao ver a capa de uma revista com bordados de Viana do Castelo, senti o tempo a recuar sob a pressão da memória. Recordo as toalhas e almofadas bordadas por familiares que se usavam na casa de infância, relembro a habilidade da mãe a decorar a vermelho e a azul pedaços de linho...
Trouxe a revista Belas Ideias (nº 2, Abril-Maio.2009), satisfeito, por esse reencontro. Introduz a história dos bordados vianenses e dá corpo a um lote de propostas de "designers" contemporâneos que jogam com os motivos e com os pontos usados no bordado de Viana do Castelo - toalhas, almofadas, abat-jours, quadros, malas, vestuário, etc. Lindas ideias! E, no final, ainda há uma reportagem fotográfica de algo que me é muito querido: o cortejo etnográfico das Festas da Agonia, que se realizam em Agosto.
Reproduzo um excerto do texto que abre a revista: "Bordar é uma arte antiga das gentes do Minho. Desde o gosto pela decoração da casa, ao traje alegre ou cerimonioso, cuidadosamente trabalhado, até à comunicação mais intimista e amorosa dos lenços de namorados, onde contam, bordando, o que lhes vai na alma. Assim é o Minho, cheio de cores, de formas, de brilhos, de encantos (...)."

Sem comentários: