segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Francisco Queirós, director de escola, entre as dúvidas e as esperanças

No Público de hoje, duas páginas são dedicadas ao novo modelo de gestão das escolas públicas, assente na figura do director, numa gestão unipessoal. As duas páginas lêem-se e percebe-se que nem tudo vai bem - há escolas em que o processo tendente à condução para o novo modelo está parado, há sítios em que surgem discordâncias entre as autarquias e o Ministério da Educação, há alheamentos, há esperanças, há reservas. Francisco Queirós é, desde meados de Janeiro, o director da Escola Secundária de Paredes e, como tal, foi entrevistado pelo jornal, que, depois de contar a história da sua candidatura, lhe deu a palavra para falar das dúvidas e das esperanças no modelo. Tudo dependerá, afinal, das pessoas. E daquilo que elas queiram fazer no lugar ou pela comunidade ou pela escola. Se essa é uma promessa, é também um risco. Fica, pois, a explicação de Francisco Queirós.
«(...) Questionado sobre se a criação da figura do director não ameaça precisamente beliscar a democraticidade nas escolas, Francisco Queirós responde que depende. "Se é possível que o director de uma escola se transforme num pequeno ditador, é. Se vai haver politização, em muitos casos vai. Mas também vai haver exemplos bons e temos que acreditar que são estes que vão fazer a diferença, porque a alternativa é continuarmos a ter um poder central que, a partir de Lisboa, decide o que é que as pessoas numa aldeia de Trás-os-Montes vão poder fazer."
Nesse sentido, este responsável diz que o novo regime de autonomia, administração e gestão das escolas - que, além da figura do director, cria os Conselhos Gerais, onde professores, autarquias, pais e representantes locais são chamados a pronunciar-se sobre a escola - se aproxima "vagamente desta ideia de comunidade educativa local". Para que tal aconteça, porém, seria preciso que o Estado abdicasse de algum do seu poder.
"O Estado não pode tomar conta de tudo", acusa, considerando que "as escolas estão reféns da legislação que diariamente é lançada" para regulamentar desde os planos de estudos ao mobiliário das bibliotecas.
Do mesmo modo, Francisco Queirós critica a regulação ao minuto do tempo dos professores. "O Governo olha para os professores como funcionários e, pior do que isso, como funcionários de quem se desconfia." Um sintoma disso é a obrigatoriedade de os professores explicarem os critérios de avaliação, mesmo a alunos com sete anos de idade. "A imagem que passa é que eles podem fiscalizar as decisões dos professores. E isso abala a relação de respeito que tem que haver." Apesar disso, continua a acreditar. Sustentado na sua ideia de escola. E porque acredita que o movimento de Conselhos Executivos que começou em Santarém vai conseguir alterar o modo de funcionamento das escolas. "Há uma má imagem dos Conselhos Executivos porque as pessoas decentes que estão nestes órgãos compõem uma maioria silenciosa que está agora a começar a falar. Aliás, ficou claro nos encontros que existe uma vontade grande de agregar os Conselhos Executivos numa associação nacional de escolas, à semelhança do que acontece com os municípios. No quadro legislativo actual, o meu espaço de manobra é reduzido, mas eu estou convencido de que esta associação nacional pode dar o mote para alterar este estado de coisas", confia.
(...)»

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