domingo, 1 de fevereiro de 2009

João Envia e as biografias setubalenses

Seis anos passaram desde que João Francisco Envia publicou o primeiro volume da obra Setubalenses de Mérito, aí reunindo biografias de 120 personalidades que tiveram o seu nome ligado a Setúbal, fosse por naturalidade, fosse porque na cidade e concelho se destacaram. Agora, passada essa meia dúzia de anos, chegou o segundo volume da mesma obra, também ele com 120 resenhas biográficas de outras tantas personagens da história sadina, numa tiragem de 250 exemplares.
O conjunto dos dois volumes, que bem funcionam como um dicionário das personalidades setubalenses, é uma obra indispensável para a história local e regional, na medida em que o leitor ou o curioso teriam dificuldade em obter elementos sobre a maior parte dos nomes. Entre políticos, artistas, religiosos, desportistas, dirigentes e empresários, entre homens e mulheres, João Envia biografou e lembrou, não omitindo o apontamento pessoal, normalmente feito de memórias, sempre que oportuno.
Este livro é, assim, não só um contributo determinante para a(s) história(s) de Setúbal, mas também um passeio pelas memórias do seu autor, quer como leitor, quer como setubalense. Pode ler-se de seguida, saltando de vida em vida, mas pode também constituir um elemento de consulta indispensável sempre que seja necessário identificar nomes e trajectos de vida.
João Francisco Envia (n. 1919), autor de uma dezena de livros dedicados a Setúbal, colaborador de vários títulos da imprensa local, participante activo no movimento associativo, com estabelecimento comercial próprio desde 1948, deixa-se dominar pela voz que vai contando as histórias sadinas, tal como manifestou ontem, no momento da apresentação pública deste livro: mais dois títulos estão na forja – um, de poesia; outro, de histórias de ao pé do Sado. E, com graça, um dos biografados neste segundo volume, que deu testemunho na sessão, Rogério Peres Claro, com 88 anos, lá foi dizendo que o mal dos livros é poderem desactualizar-se depressa e, por isso e porque tinha ainda muito para fazer, esperava que João Envia ainda escrevesse o terceiro volume de biografias, com novos nomes e com actualização de dados dos que já passaram pelos dois volumes publicados…

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo k o dr.P. Claro no q diz respeito às "actualizações". Pena outro "biógrafo" da nossa terra não dispor de ensejo semelhante para a publicação dos seu rigorosos trabalhos.Espero q publique antes dos 90.