sábado, 22 de outubro de 2011

Memória – Rui Serodio (1937-2011)


A notícia chegou brutal: morreu o Rui. Do lado de lá, o Jorge Calheiros falava emocionado. E foram uns segundos de silêncio a tentar aceitar o destino… ou o abismo.
Há dois dias, enviei-lhe uma mensagem a saber da sua saúde e a dizer-lhe que tinha saudades de nos encontrarmos. Não respondeu. Como já não respondia a vários amigos há algum tempo. O estado de saúde não deixava…
Logo que o Jorge acabou de me dar a notícia, telefonei a outros amigos comuns. Espanto, desgosto, dor. Refugiei-me a ouvir, porque a tinha no carro, a música “Arrábida Minha”, que o Rui Serodio integrou no cd “The mystic of the piano”, homenagem que ele merece.
Tenho saudades do Rui. Muitas. Do seu humor fino. Do seu saber musical. Da sua vontade de animar projectos. Dos seus sonhos envolvidos em pautas e em sonoridades afáveis. Do seu estar. Do nunca saber dizer que não. Do seu olhar sobre a música – deixou registado no seu blogue: “Passei toda a minha vida integrado no mundo activo da música e estou intensamente ligado ao passado. A minha música pode parecer, muitas vezes, enigmática, mas é, frequentemente, o reflexo de duas formas de arte combinadas, a poesia e a pintura.”
Fico satisfeito porque tive a oportunidade de finalizar um projecto com ele – o do cd “Sebastião da Gama – Meu caminho é por mim fora”, cuja música é de sua autoria. Um dia, telefonou-me a dizer algo como: “Tenho arranjado música para muitos poetas e sinto-me mal por ainda não ter musicado Sebastião da Gama. Vamos fazer esse projecto?” Disse-lhe logo que sim e só depois fui ouvir os meus colegas da Associação Cultural Sebastião da Gama. Todos concordaram e o projecto começou a andar. E chegou a bom porto. A nossa satisfação foi grande. E a do Rui também, mesmo porque sentia que pagava um tributo ao poeta da Arrábida!
Tenho saudades do Rui, tenho. E vou continuar a ouvi-lo, porque ele merece. E a nossa amizade também. Fico contente por ter conhecido o Rui!

3 comentários:

Jorge Calheiros disse...

Neste momento não consigo escrever grande coisa...a emoção é demasiado grande. Mas irei fazê-lo brevemente. Agora só para avisar que o nosso Rui está na capela de S. Paulo em Vanicelos - Setúbal. O funeral é amanhã Às 15:00 em Setúbal.

Jorge Calheiros

Anónimo disse...

Curvo-me em sentimento de perda. A cidade fica muito mais pobre. contigo no luto, amigo João, e com todos os que também o sentem...
M. Medeiros

ana paula miranda disse...

Nesta hora da partida e de despedida sinto a perda de um ser maravilhoso que me encheu de orgulho por um dia ter aparecido na minha vida, foi breve a sua companhia entre nós mas deixou-nos mais ricos pois a sua riqueza era infindável deixou-nos um legado de que se tivermos confiança em nós próprios poderemos ser tudo o que quisermos. O meu muito obrigado por Deus ter permitido que tivessemos cruzado o caminho deste HOMEM MARAVILHOSO de seu nome Rui, querido Maestro Rui Serodio, Até á vista, porque havemos de nos encontrar todos um dia, desta que sempre o admirou pelo carinho e simpatia com que sempre nos brindou.
Ana Paula Miranda (Afina Setúbal)