segunda-feira, 30 de junho de 2008

Fotografias em "Fragmentos de Emoção"

Para quem goste de fotografia, aliás, para quem aprecie os momentos do tempo associados aos fragmentos do dia e à vida dos sentidos, uma proposta: Fragmentos de Emoção (Lisboa: Editorial Minerva, 2008), antologia de quase meia centena de fotógrafos amadores e amantes dos instantes em que se repara no que está. No total, quase centena e meia de fotografias (cada fotógrafo vezes três), por onde perpassam a cor e o preto-e-branco, as coisas e as pessoas, a paisagem e o mundo próximo, os sentimentos e o outro, a luz e a recriação, a vida e a descoberta, a neblina e a transparência, o dia e os reflexos, o fascínio e a sensibilidade, a aventura e os afectos. O livro vê-se e lê-se com gosto, assim como num assomar às janelas do mundo para espreitar a energia dos momentos.
Comum a todos os fotógrafos antologiados é o facto de encararem a fotografia como hobby. As fotos apresentadas falam por si, mas há algumas que se completam com texto literário (Armindo Dias, Hugo Macedo, Luís Filipe Barroso, Mário Rui Pinto e Pedro Noel Guerreiro) e outras com um texto explicativo (Isabel Osório e Margarida Neves).
A paixão fotográfica não tem idade nem profissão definida nem contorno geográfico, mas valerá dizer que a autora mais nova é Bárbara Monteiro (n. 1992), ainda estudante de 11º ano. Ligados à região de Setúbal há vários autores e trabalhos: Álvaro Manuel Mendes Cordeiro (de Grândola, a viver em Santiago de Cacém), Cristina Mestre (com fotos de cais palafítico no estuário do Sado), Eugénio Violante (com exposição já efectuada em Setúbal), Francisco Cortez (de Moura, a viver na Moita, com fotos de Almada e de Setúbal), João Tiago Dias (de Almada), José Calheiros (de Coimbra, com um momento de cacilheiros), José Rasquinho (de Montemor-o-Novo, a viver em Setúbal, com imagens da beira-Sado) e Nuno de Sousa (com uma fotografia de barcos em Alcochete).

3 comentários:

José Rasquinho disse...

Apenas mais uma nota, para dizer que a Cristina Mestre também vive em Setúbal.
Abraço e obrigado pelas palavras amáveis.

João Reis Ribeiro disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Cristina Mestre, com duas fotografias de cais palafítico, "Solitário" e "Fragmentos", e outra de paisagem ("Abandonos"), justifica a paixão pela fotografia por a considerar um auxiliar da memória para as coisas que gosta de olhar, ver e reter.
Abraço.

João Reis Ribeiro disse...

A propósito do esclarecimento de José Rasquinho, já inseri o nome de Cristina Mestre no postal.