domingo, 2 de janeiro de 2011

Datas para 2011

2011 é o Ano Internacional das Florestas e o Ano Europeu do Voluntariado. Mas o ano de 2011 é também aquele em que passam os centenários da refundação da Universidade de Lisboa e do nascimento de Alves Redol (29 de Dezembro), de Orlando Ribeiro (16 de Fevereiro) e de Manuel da Fonseca (15 de Outubro). Setúbal tem também bons motivos para assinalar em 2011, uma vez que passam os 400 anos sobre a primeira edição de Afonso Africano, de Vasco Mouzinho de Quevedo (5 de Junho), 100 anos sobre o nascimento do pintor Luciano dos Santos (25 de Março) e sobre a morte do poeta António Maria Eusébio, o Calafate (22 de Novembro), e os 50 anos da criação do Museu de Setúbal e da morte do escritor, e também estudioso bocagiano, João Elói Vidal do Amaral (19 de Novembro).

2 comentários:

Cunha Bento disse...

Meu Caro Reis Ribeiro, venho juntar mais duas efemérides: centenário do nascimento do pintor Luciano dos Santos (25 de Março) e 4º centenário da 1ª edição de “Afonso Africano” de Vasco Mousinho de Quebedo (5 de Junho), seria interessante que a Câmara de Setúbal concretizasse a reedição da obra, comentada pelo Professor Manuel Rodrigues, para a qual abriu inscrições já lá vão quase nove anos. Cunha Bento

João Reis Ribeiro disse...

Caro Cunha Bento,
Obrigado pelos elementos fornecidos para acrescentar a este postal. Ainda bem que há olhares atentos à nossa história! Abraço.