quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Algumas efemérides centenárias para 2010

Que em 2010 passa o centenário da República já tem sido muito badalado, há comissão própria, há incentivos a produção de trabalhos nas escolas e na sociedade, etc. Mas 2010 será também uma boa altura para falar de nomes a propósito de centenários, alguns deles já a raiar o esquecimento, quando disso não deveriam ser vítimas. Querem ver?
800 anos sobre o nascimento de João XXI, o papa português; 500 sobre o nascimento de Fernão Mendes Pinto; 300 sobre a morte de Manuel Bernardes; 200 sobre o nascimento de Inocêncio Francisco da Silva e 150 sobre o nascimento de Manuel Teixeira-Gomes. Depois, em primeiros centenários, temos os dos nascimentos de Beatriz Costa, Jacinta Marto, António de Spínola, João Mendes e Álvaro Perdigão (setubalense, 1910-1994). Como se vê, lista para gostos diversificados e de áreas não menos plurais. E, quanto a Setúbal, haverá ainda o centenário do nascimento de Cabral Adão (1910-1992), transmontano (de Vila Flor) que junto do Sado exerceu medicina, poetou, escreveu.
Mais haverá, claro. Irão aparecendo.

1 comentário:

Anónimo disse...

É de louvar o interesse sobre efemérides como centenários ou outras. Mas um texto é ele próprio efémero. Raramente vemos iniciativas das entidades oficiais a celebrar estas efemérides. Congratulamo-nos com a exposição comemorativa de João Vaz. Onde está a programação para assinalar o centenário do pintor Álvaro Perdigão?