sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Um jovem com 85 anos - Tintin



No jornal Le Petit Vingtième nascia, em 10 de Janeiro de 1929, a personagem Tintin, da autoria de Hergé (Georges Remi, 1907-1983). Não era uma história com vinhetas a cores, mas foi a primeira em que Tintin e Milou intervieram - era a primeira aventura do repórter, Tintin au pays des Soviets, que o jornal publicou entre 10 de Janeiro de 1929 e 11 de Maio de 1930.
Quando a primeira história de Tintin acabou, em Bruxelas, na Gare du Nord, houve direito a dramatização da chegada da personagem, com aclamação do público. "Regressava" o herói a sua casa, à Bélgica, tendo mesmo o jovem de 15 anos contratado para fazer o papel de Tintin, acompanhado de um fox-terrier, sido levado à sede do jornal num Buick...
Assim terminava a narrativa, que durou quase um ano e meio e que, na primeira prancha, era anunciada desta forma: "Le Petit Vingtième, sempre desejoso de satisfazer os seus leitores e de os manter ao corrente do que se passa no estrangeiro, acaba de enviar à Rússia Soviética um dos seus melhores repórteres: Tintin! São as suas múltiplas peripécias que desfilarão sob o vosso olhar cada semana. NB: A direcção do Petit Vingtième garante que todas estas fotografias são rigorosamente autênticas, tendo sido tiradas pelo próprio Tintin, ajudado pelo seu simpático cão Milou."
Depois, foi o que se sabe: mais 22 aventuras de Tintin, apaixonando leitores, até 1976.

Sem comentários: