sábado, 22 de maio de 2010

Obrigado, São!

Na noite de ontem, foi o jantar a propósito da aposentação da colega Conceição. É costume: de cada vez que um(a) colega se aposenta, a gente reúne-se, partilhando o momento, que vive em torno de lembranças e de encontros que trazem também outros colegas que, entretanto, também já deixaram a Escola, enveredaram pela aposentação e seguiram as suas vidas...
Pois a Conceição entrou nessa via e segue agora o seu caminho, isenta de tudo o que não seja a sua vontade, a sua força e o seu tempo. Sempre a conheci como uma mulher interessada na última palavra no seu ramo - a Biologia -, munindo-se das mais recentes bibliografias, dos mais recentes documentários, que adquiria e levava para a Escola. Nuns casos, partilhava esses seus recursos com os alunos e com a Escola; noutros, aconselhava que a Escola os adquirisse. Certo era que a área da Biologia estava sempre actualizada, o que até levava a que alunos que, entretanto, dali saíam para o ensino superior pediam para, nos anos lectivos subsequentes, frequentar a biblioteca da Escola para pesquisa naquela área, porque sabiam ter lá adequados recursos. Em grande parte devidos à perspicácia e sentido de actualização que eram apanágio da Conceição.
Ora, dias antes, nesta semana, vi a Conceição na Escola, numa sua visita breve. E só ontem fiquei a saber porquê: é que a Conceição, sempre preocupada com as condições do laboratório, sempre a apostar na experimentação, fora à Escola entregar à Direcção um cheque (de quantia bem interessante, mas que não vou revelar) com vista ao equipamento dos laboratórios de Ciências, pormenor que, apenas no jantar de ontem, a Directora revelou. E todos ficámos a olhar esta insistência da Conceição no fazer dos caminhos da educação... E todos ficámos um pouco gratos à Conceição porque o seu contributo vai, por certo, enriquecer as possibilidades de exercício da Escola e da aprendizagem... E todos ficámos a pensar que, para lá daquelas imagens circunstanciais que muito têm contribuído para o abaixamento do reconhecimento do que é ser professor, o gesto da Conceição ria-se dessa sociedade que despreza a Escola e via na Escola um caminho de futuro e de ligação à vida - à sua vida, é certo, mas também à vida de todos.
O gesto da Conceição - que, agora, ainda vai fazer algum voluntariado na Escola, a ajudar a organizar esses laboratórios - enterneceu-nos a todos. Obrigado, São!

2 comentários:

Luísa G. disse...

Obrigada, Conceição. E, obrigada, João, pelo teu belo texto que traduz tudo aquilo que todos nós sentimos.

Unknown disse...

Obrigada Conçeição, exemplos destes são de louvar. Numa época em que todos vivemos cada vez mais desmotivsdos,o teu exemplo dá-nos forçae e ânimo.
Obrigada João,um bem haja pelo teu reconhecimento.