quarta-feira, 30 de setembro de 2009

David Mares é finalista mundial com um projecto que enaltece a cortiça

David Mares, arquitecto, anda nas bocas do mundo por ser um dos 10 finalistas em concurso sobre abrigos promovido pelo nova-iorquino Guggenheim sob a designação de “Shelter Competition”. Ecologia, inovação e enquadramento na paisagem eram necessários, concorrentes foram mais de 600 a partir de 68 países. Entre os finalistas, escolhidos pelos estudantes da Lloyd Wright School of Architecture, há projectos da Argentina, do Brasil, da Colômbia, dos Estados Unidos, das Filipinas, de Inglaterra e de Portugal.
O projecto de autor português, de David Mares, já reportado na imprensa escrita e na internet, tira partido da capacidade de isolamento da cortiça e tem como cenário o Vale de Barris, em Palmela, recebendo a designação de “CBS – Cork Block Shelter”.
O público pode votar num dos dez projectos até 10 de Outubro. O resultado será conhecido a 21 de Outubro, depois de um júri se pronunciar. Se quiser ver os projectos finalistas e votar, passe por aqui.
O projecto de Palmela surge apresentado no sítio do Guggenheim nos seguintes termos: “CBS is located at Vale dos Barris. It was designed to be an ecological and living block. In a microclimate that ranges from the dry heat to damp cold, the application of cork is a good way of thermally isolating the shelter and also providing acoustic insulation for study/sleep. The dynamic facade gives visual interaction when in living-studying mode; in rest-sleep mode it closes to provide privacy for its occupant.” Para o visitante, há ainda fotografias, de que aqui se reproduzem algumas.

2 comentários:

Anónimo disse...

PODE-SE VOTAR É BOM Q O FAÇAM!
aqrosa

Anónimo disse...

Eu já votei (na cortiça)!
MCT