quinta-feira, 19 de março de 2015

Para a agenda: um "Lugar Fictício" em Setúbal



Há um "Lugar Fictício" que vai abrir na Casa d'Avenida, em Setúbal. Idealizado por Eduardo Carqueijeiro. A partir de 21 de Março. Para a agenda.

1 comentário:

Daniel Nobre Mendes disse...


ROSA ÚTERINA” E “VERMELHÃO”-Dois quadros de EDUARDO CARQUEIJEIRO (Técnica: acrílico sobre tela)

A COMPREENSÃO DA ARTE COMO ACTIVIDADE CRIADORA SITUA-SE PARA ALÉM DO PERCEPTIVEL VISUAL DO MUNDO EXTERIOR SENSÍVEL E CONSTITUI UM DOS ÂNGULOS DO ABSTRACCIONISMO PICTÓRICO DO AUTOR EM QUESTÃO. OS EFEITOS CONSEGUIDOS NÃO SÃO EXCLUSIVAMENTE APREENDIDOS PELOS OLHOS ASSIM COMO UMA PEÇA MUSICAL TAMBÉM NÃO É SENTIDA APENAS, VERBI GRATIA, PELO CHAMADO OUVIDO MUSICAL. AMBAS AS PRÁTICAS, A PICTÓRICA E A MUSICAL, CHEGAM AO SUJEITO QUE AS INTERPRETA COMO UMA "CHICOTADA" EM TODOS OS SEUS SENTIDOS: CARQUEIJEIRO ATINGE O TACTO COMO UM BEIJO DE PICOTAMENTOS ÁSPEROS OU DE LEVEZA SUAVE; PÁRA NO CHEIRO, EXEMPLI GRATIA, O LARANJA ENTRA NO NARIZ COM UM ODOR MUITO DÍSPAR DO AZUL, DETÊM-SE NO GOSTO, PODENDO SABER A SANGUE VIVO OU A ÁGUA DE ROSAS E, POR ISSO, SOMOS CAPAZES DE ESCUTAR AS CORES OU VISUALIZAR AS SONORIDADES- DESCONFIAMOS DA RAZÃO LÓGICA, POIS O “ROSA ÚTERINA” E O “VERMELHÃO” SÃO DA ALÇADA DO IRRACIONAL PENSÁVEL QUE É O RESOLUTO CAMINHO QUE, NESTAS TELAS, SE OFERECE À ARTE DE CARQUEIJEIRO. ASSIM, A SINESTESIA CARQUEIJEIREANA É UMA MISTURA SENSITIVA DE ABSTRACCIONISMO LÍRICO COM FORMAS GEOMÉTRICAS NÃO CONVENCIONAIS,TUDO INSPIRADO NO INSTINTO E NO INCONSCIENTE QUE SE IMBRINCAM NA INTUIÇÃO PARA DAÍ SAIR UM VERDADEIRO FESTIVAL DE CORES ESCALDANTES E FIGURINOS QUE LEVAM O OBSERVADOR AOS MAIS VARIADOS CAMINHOS IMAGÉTICOS A TRADUZIR A NECESSIDADE INTRINSECA DA COMUNICAÇÃO DO PINTOR. “ROSA ÚTERINA” E “VERMELHÃO” SÃO BEM A ADVOCATURA DE FORMAS ABSTRACTAS PARA UMA TRANSCENDÊNC IA SUBTIL QUE ACOMPANHA A SUA ARTE VISUAL E DESAFIA AS CORES, A LUZ, AS FORMAS E OS PONTOS. TRATA-SE DE DUAS “ROMARIAS” MULTICOR, ONDE O OBSERVADOR É “OBRIGADO” A “DANÇAR” E A CONTEMPLAR TODO UM FOGO DE ARTIFÍCIO RUTIILANTE E PERDURÁVEL NUMA PROVOCAÇÃO CONSTANTE PARA ENCHER O OLHAR, AFIAR A ANÁISE E ELEVAR A ALMA PELOS EXTASIAMENTOS DE MATIZES ONDULANTES CONSPÍCUOS QUE SE SENTEM NA PELE COMO CINTILANTES AGUILHÕES "AGRESSIVOS" DE LUZ E DE COR PURIFICADORAS!
+++++++++++++++++++++++

"ROSA UTERINA " E "VERMELHÃO", DOIS QUADROS DE EDUARDO CARQUEIJIRO, NÃO INTEGRAM A ACTUAL EXPOSIÇÃO PORQUE ESTÃO EM MEU PODER.

QUE ESTA EXPPOSIÇÃO POSSA SER MAIS UM ÊXITO JÁ NA BRILHANTE CARREIRA PICTÓRICA DO DUARDO CARQUEIJEIRO!