domingo, 14 de fevereiro de 2010

"A lenda da moura encantada", em Setúbal - a não perder!

Corria o século XIV, reinava Afonso IV. Ali para os lados das Fontainhas, em Setúbal, havia uma taberna pertencente a um mouro, que tinha duas filhas, Aldonça e Zuleima, assim mesmo nomeadas entre o A e o Z do alfabeto. Seria um pescador sadino, Afonso de seu nome, tal como o rei, que iria descobrir os encantos de Zuleima (mais uma vez, se juntaria o princípio e o fim, num percurso do alfabeto entre o A e o Z), num amor correspondido. Quem não gostou dos encontros entre os namorados nas Portas do Sol foi o velho mouro, taberneiro e pai, que fez desaparecer a filha, jurando a quem o quis ouvir que ela só apareceria quando na terra acabasse a fome, a inveja e a guerra, coisa impossível já se vê.
Estes foram os ingredientes necessários para um musical de Fernando Gomes, intitulado A lenda da moura encantada, que o Teatro Animação de Setúbal (TAS) está a mostrar no seu Teatro de Bolso, uma história que nasce de uma das lendas de ao pé do Sado, que se situa em Setúbal mas que pode radicar-se em qualquer outro sítio por onde os árabes tenham andado. O texto faz recuar a história ao tempo de D. Dinis, pai de Afonso IV, encenando o milagre das rosas, um pouco para nos remeter para a magia e para nos dar o necessário “era uma vez” que constitui um bom ponto de começo para qualquer história… Depois, assistimos ao desempenho de Célia David, Duarte Victor, Isabel Ganilho, José Nobre, Maria Simões, Maria Sobral, Miguel Assis, Sónia Martins e Susana Brito, que se desdobram em múltiplas e bem conseguidas personagens, misturando lenda com anacronismos, porque… quem conta um conto pode acrescentar um ponto.
Um espectáculo com frescura e imaginação, alegre e conseguido, que nos prende. Um espectáculo a não perder!

3 comentários:

José Nobre disse...

Obrigado João, é sempre reconfortante sentir o nosso trabalho reconhecido. Logo este que me faz transpirar do princípio ao fim (mesmo com este frio!). E é como costumo dizer - Não me canso de trabalhar com o Fernando Gomes, mas canso-me bastante durante o desempenho!

Abraço

José Nobre

Unknown disse...

Obrigada 😊

Lúcia disse...

Melhor peça de sempre. E já fomos a muitas. Obrigado TAS era bom que repetissem. ♡♡♡♡