sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Leituras de Camões pela ArtiSet

No fim-de-semana em que se assinalou o 10 de Junho de 2007, uma das iniciativas promovidas em Setúbal teve como título "Os Lusíadas manuscrito", acção em que participou o Presidente da República e muitas outras individualidades e em que têm colaborado muitos cidadãos através do registo, em cópia por sua própria mão, de uma estrofe do épico camoniano. No final da transcrição do poema, prevista para acontecer até 15 de Setembro, o volumoso manuscrito será oferecido à Presidência da República.
Entretanto, artistas setubalenses da ArtiSet promoveram a pintura de quadros inspirados n'Os Lusíadas para integrarem a versão manuscrita. No total, foram cerca de 90 trabalhos apresentados por 16 artistas, tendo havido uma equipa que procedeu depois à selecção dos desenhos que iriam integrar a obra.
A totalidade das obras apresentadas, onde figuram autores como Nuno David, Luciano Costa, Carlos Silva e Laurinda Garradas, pode ser vista no Clube Militar de Oficiais de Setúbal (na Praça de Bocage), onde são possibilitados ao visitante cores e olhares diversos sobre a leitura d'Os Lusíadas, sendo pena que não tenha havido a edição de um catálogo, uma vez que algumas daquelas obras provavelmente nunca mais serão exibidas nem delas fica cópia.

Ninfas desnudas, de Laurinda Garradas, uma das obras que vai integrar a edição manuscrita

Sem comentários: