quinta-feira, 2 de agosto de 2007

José Afonso na Feira de Sant'Iago

Fui à Feira de Sant’Iago (em Setúbal, até 5 de Agosto) para ver a memória de José Afonso, que admiro enquanto poeta, compositor e cantor. Confesso que não me agrada o espaço da Feira nem a organização. Em tempos, quando a Feira era na Avenida, havia mais relacionamento, mais proximidade, mais festa. A perspectiva não é saudosista, mas o actual espaço da Feira não alegra, por muito que se insista no contrário. Só lá vou pelo inevitável. Fui à Feira para ver a memória de José Afonso, o homem que se cantou, que integrou no seu repertório letras populares e de autores como Manuel Alegre, António Barahona, Camões ou António Aleixo, que entusiasmou mais do que uma geração, que legou a “Grândola, Vila Morena” (transformada em símbolo, mas inicialmente destinada a homenagear a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense). Deixo o “Traz outro amigo também” (Cantares. 3ª ed. Lisboa: Edição SCIP – AAEE, s/d; saído em LP editado em 1970 pela Orfeu), que José Afonso escreveu e musicou “à memória de Miguel Ramos”, e fotografias do cantor na Feira deste ano.

Traz outro amigo também

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também

Em terras
Em todas as fronteiras
Seja bem-vindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
(Em toda a parte
todo o mundo tem)
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também




Exterior do pavilhão dedicado à exposição sobre José Afonso
e murais alusivos ao poeta no espaço "Botequim das Parras"