sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

D. Manuel Martins homenageado pela "sua" Escola



Durante cerca de um mês, a Escola Secundária Dom Manuel Martins, em Setúbal, homenageou publicamente o seu patrono, que foi também o primeiro bispo de Setúbal.
Fotografias das várias passagens que teve pela Escola com o seu nome e de vários momentos da sua vida, manuscritos de correspondência e de mensagens trocadas com a Escola ou a última bicicleta que D. Manuel utilizou foram marcos importantes desta mostra, que alimentou a identidade da escola com fragmentos da memória recente e com o exemplo de uma personalidade que por certo constará entre as figuras de Setúbal.
O início desta homenagem, em finais de Janeiro, foi também pretexto para o descerramento de um busto de D. Manuel Martins, produzido por Amílcar Souza, professor, e para a emissão de um selo alusivo ao patrono e ao 35º aniversário do estabelecimento educativo, momentos noticiados na segunda edição da “newsletter” da Escola Secundária Dom Manuel Martins, onde também podem ser lidas as intervenções de testemunho feitas nesse dia.
A este propósito, valerá a pena lembrar a comunicação feita nesse encontro por Maria Odete Marques da Costa, professora aposentada da área da Física que muito colaborou com D. Manuel Martins na área da pastoral da família. No seu testemunho, relembrou essa colaboração com o primeiro bispo de Setúbal e citou-o, trazendo para a actualidade algumas referências na área da educação, como, por exemplo, esta reflexão feita por D. Manuel Martins em encontro com jovens em 1984: “O que é hoje a Escola, sabeis vós melhor que eu. A escola que ajuda, que instrui educando, que abre caminhos novos para a vida, que prepara o futuro e faz criar entusiasmo por ele, que colabora com a família na formação do homem novo…, uma escola assim, onde a encontramos nós? Mas a escola não é só ou principalmente os professores (de que, por vezes, tanto vos queixais). A escola sois vós. Quer dizer, a escola será muito o que vós quiserdes, o que vós fordes…”
Desafio intenso, sem dúvida, a provar que é um patrono empenhado na escola, ao mesmo tempo que se mantém o desafio do papel que a escola deve ter e ser. Uma excelente iniciativa que a Escola Secundária D. Manuel Martins levou à partilha com a comunidade!

Sem comentários: