segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Norman Rockwell, dois desenhos com humor



Há dois desenhos de Norman Rockwell (1894-1978) de que gosto muito, ambos traduzindo o sentido de humor perante a realidade da vida: "The Gossips" (1948) e "Triple Self Portrait" (1959).
O primeiro foi capa da revista The Saturday Evening Post, em Março de 1948, e constitui um retrato da epopeia da "fofoquice" numa cadeia circular absolutamente espantosa. Passados que são 70 anos, a actualidade e a frescura da narrativa que suporta este desenho mantêm-se...
O segundo, também publicado na capa da mesma revista em 13 de Fevereiro de 1960, corre na tradição do auto-retrato como expressão artística, aqui muito além da imagem que o pintor quer dar de si, mostrando o espelho, o retratado e o produto, numa quase prova de que o auto-retrato é possível, existe e tem trabalho de observação, de descoberta de si. Tão forte é esta imagem, pintada a partir de fotografia, que ela invoca os nomes de Durer, Rembrandt, Picasso e Van Gogh e já serviu para ilustrar capa de livro, justamente um ensaio sobre a escrita autobiográfica - Le Pacte Autobiographique, de Philippe Lejeune (Col. "Poétique - Essais", 326. Paris: Éditions du Seuil, réimpr. 2001).


Sem comentários: