segunda-feira, 14 de maio de 2012

Para a agenda: "Estranhões e Bizarrocos" em 6 sessões do TAS


Estranhões e Bizarrocos e outros seres sem exemplo...
O imaginário infantil e os prodígios todos que cabem nos sonhos das crianças, reunidos em estórias para adormecer anjos. De uma imensa beleza poética, a força das palavras de José Eduardo Agualusa constitui o suporte ideal para objectivar a necessidade que sentimos de apresentar teatro para os mais novos. É pleno de conteúdo imagético, original do ponto de vista das ideias e bastante interessante para aprofundar e desenvolver. Foi o que fizemos, juntámos uma série de pessoas criativas e inventámos, com Jácome, um universo de coisas impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos. Inutensílios muito importantes.
Através de experiências espontâneas, dadas por impulsos e tensões interiores, associadas à exteriorização de movimentos e gestos encarados como linguagem, criámos uma espécie partitura formada pelos vínculos que se estabelecem entre o texto verbal e gestual, compreendendo a narrativa e o movimento coreográfico. O resultado desta sistematização abriu as perspectivas da linguagem dramática propriamente dita, numa adaptação que conjuga a essência do acto teatral na forma e no conteúdo, uma feliz aproximação ao modelo de teatro que pretendemos fazer evoluir no tempo e que se manifestou adequado à realidade presente.
FICHA TÉCNICA:
ESTREIA: 01/03/2008 – AUTOR: José Eduardo Agualusa – ADAPTAÇÃO E ENCENAÇÃO: Miguel Assis – DIRECÇÃO DE PROJECTO: Célia David – ACTORES: Isabel Ganilho, Maria Simões, Sónia Martins e Susana Brito – COREOGRAFIA: Iolanda Rodrigues – ILUSTRAÇÕES E FIGURINOS: Zé Nova – CENOGRAFIA: Mia Lucas e Zé Nova – CONSTRUÇÃO CENOGRÁFICA E CONTRA-REGRA: João Carlos – DESIGN GRÁFICO: Filipe Blanquet – SONOPLASTIA: José Santos – LUMINOTECNIA: António Rosa – FOTOGRAFIA: Rita Monteiro – SECRETARIADO: Ângela Rosa – AGRADECIMENTOS: Carlos Prado, Elsa Cara Nova, José Teófilo Duarte e Mercedes Lança
Sessões em: 20 e 27 de Maio e 3, 10, 17 e 24 de Junho, no auditório Charlot, em Setúbal
[Informação fornecida pelo TAS (Teatro Animação Setúbal)]

Sem comentários: