segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Francisco de Paula Borba biografado (1)



O nome de Francisco de Paula Borba (1872-1934), açoriano nascido em Angra do Heroísmo, é conhecido pelos setubalenses através da toponímia (desde 1935), de obra de arte pública (busto, também desde 1935), do balneário e do lar de que é patrono (desde 1926 e 1945, respectivamente). Um esboço biográfico sobre esta personalidade surgiu em 1986, Dr. Francisco de Paula Borba - 1º Cidadão Honorário de Setúbal, assinado por Rogério Claro, obra produzida na sequência do cinquentenário do seu falecimento. Recentemente, a propósito do 150º aniversário do seu nascimento, pela mão de Francisco Moniz Borba, surgiu o título Francisco de Paula Borba - Vida e Obra (1872-1934), obra com apreciável acervo fotográfico que contém ainda documentos interessantes para se conhecer o pensamento do biografado.

Logo no início da narração, o autor procede à sua declaração de interesses, confessando a proximidade com a figura sobre quem escreve, mas também a razão de ser deste projecto, alicerçado nas aprendizagens e no exemplo: “O Dr. Francisco de Paula Borba é meu Avô paterno e esta questão do parentesco dificulta-me naturalmente o indispensável distanciamento para reflectir e escrever com independência sobre a sua Vida e Obra. Talvez por isso, este livro, que sempre desejei escrever, tenha sido um projecto de gestação demorada, pela responsabilidade que decorre desse facto, mas também pela pesada herança do seu enorme exemplo de vida, que me acompanha desde a infância, e que, devo confessá-lo, me ajudou em muitos momentos da minha vida, alguns deles bem difíceis, a aceitar injustiças, a perceber melhor o que é a tolerância e a profundidade afectiva contida na tão gratificante prática da solidariedade.” No termo do trajecto, o narrador não esconde a emoção das descobertas e das memórias, possibilitada pela escrita: “Cheguei ao fim! Se afirmasse que não me emocionei algumas vezes durante a - para mim longa - elaboração deste trabalho, mentiria. A consulta de muitos documentos, a sua reprodução com o objectivo de serem preservados e publicados, foi em certos momentos regressar à infância, ao ambiente onde cresci e onde a diáfana figura do meu Avô pairava no ar que se respirava naquela casa. (...) Sinto uma enorme gratificação de conseguir celebrar o passado e deixar este legado. Graças a Deus! Invade-me uma formidável sensação de liberdade.”

As considerações de Francisco Moniz Borba caucionam uma leitura dominada por três importantes vertentes: primeiro, revelando a importância dos arquivos familiares como fundamentais para a história local e para a investigação, detentores que são de elementos quase únicos que ajudam a construção da personalidade e do papel desenvolvido, além de carrearem informações adicionais sobre aspectos vários da vida da urbe; por outro lado, transportando para a biografia a emoção da proximidade conhecedora, veiculada pelas pequenas histórias do quotidiano lembradas em família, como aquele teste à sua popularidade, que levou um transeunte a impedir a tentativa de furto do velocípede do médico, gritando “Olha a bicicleta do Dr. Borba, agarra que é ladrão, agarra que é ladrão!”; finalmente, porque, no gesto de descobrir o antepassado que nunca conheceu (o nascimento do neto ocorreu sete anos após o falecimento do avô), Francisco Moniz Borba partilha esse desvendar, dando a conhecer essa importante figura a quem chamaram “o amigo dos pobres”.

Durante uma centena de páginas, o leitor acompanha a chegada de Francisco de Paula Borba a Setúbal em 1898 (tendo começado a dar consultas na Farmácia Abreu, depois Farmácia Sartóris), ano em que também concluiu a licenciatura em medicina, e a acção desenvolvida na cidade em prol da assistência e da dignificação das condições de vida.

* J.R.R. "500 Palavras". O Setubalense: nº 975, 2022-12-07, pg. 14.


Sem comentários: