sexta-feira, 19 de maio de 2017

Como Ruy Ventura nos leva a ler Sebastião da Gama...



Ruy Ventura escreveu A Chave de Sebastião da Gama, um conjunto de textos que já tive a oportunidade de ler (graças a uma prova de amizade do autor) e que será publicado em co-edição pela Editora Licorne e pela Associação Cultural Sebastião da Gama, com apresentação pública anunciada para 26 de Maio, à noite, em Azeitão, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, a encerrar a "Jornada Internacional Sebastião da Gama - Pelo Sonho é que Vamos". 
A capa do livro muito fica a dever a uma fotografia captada por Nuno Matos Duarte nos meandros da Arrábida. Uma capa de que gosto muito, diga-se.
Sobre o livro, Ruy Ventura deu-me a oportunidade de escrever, outra prova de amizade. E, não revelando aqui tudo o que registei, deixo, no entanto, um excerto que pode servir como pretexto para convite para a apresentação em Azeitão: "Lemos este conjunto de textos e sentimos a alegria de redescobrir Sebastião da Gama, numa mais consolidada visão sobre a força arrabidina, numa respeitadíssima tradição literária e cultural, numa autêntica fundamentação dos princípios que ajudam ao desvendar dos códigos que povoam a sua poesia, numa aproximação da palavra a um projecto de vida e de fé, que acabou por ser a marca que de Sebastião da Gama se impôs."
O leitor de Sebastião da Gama vai gostar de o ver através de Ruy Ventura, ele próprio também poeta. Vale a pena!
  

Sem comentários: