terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia Mundial dos Professores - 5 de Outubro



5 de Outubro, além do significado que tem para a história mais recente do nosso país, é também a oportunidade para assinalar o Dia Mundial dos Professores, iniciativa que sucede desde há alguns anos por parte de vários parceiros, entre os quais a UNESCO.
A mensagem para este ano é clara - da página da UNESCO transcrevo a intenção para este ano, que é: O Dia Mundial dos Professores marcará o 50º aniversário da aprovação, em 1966, da Recomendação Conjunta da OIT e da UNESCO relativa à Condição do Pessoal Docente. Será também o primeiro Dia Mundial dos Professores que se celebra no âmbito da nova Agenda da Educação 2030, aprovada pela comunidade mundial no ano passado. O lema deste ano, “Valorizemos os docentes, melhoremos o seu estatuto profissional”, resume os princípios fundamentais desta recomendação que completa o seu meio século, ao mesmo tempo que chama a atenção sobre a necessidade de apoiar os docentes, tal como ficou expresso nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os docentes não só são fundamentais para tornar real o direito à educação, mas também são a chave para a consecução das metas que compõem o ODS. A fim de alcançar esta meta, é preciso não só aumentar consideravelmente a oferta de docentes qualificados, mas também motivá-los mediante a valorização do seu trabalho.
Apetece-me ler um pequeno excerto de uma obra de referência da literatura europeia e mundial: Coração, de Edmundo de Amicis, título publicado no mesmo ano em que em Portugal se publicava Os Maias - 1888. A obra é o diário de um estudante, Henrique, e tem algumas belas páginas sobre a importância do professor, de que destaco "O professor de meu pai". Apesar de serem várias páginas, recomendo a leitura: é acessível, é uma boa imagem e, sobretudo, relata uma possibilidade que todos gostaríamos de ter!
Oxalá este dia seja de reconhecimento para os Professores! Oxalá sirva para acreditarmos na importância e na exigência da nossa profissão! E no que podemos ou devemos fazer também! Bom Dia Mundial dos Professores!

Sem comentários: