sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Para a agenda - Setúbal celebra os 250 anos de Bocage durante um ano


A capa do nº 104 da revista Guia de Eventos, editada pela Câmara Municipal de Setúbal, alusiva aos meses de Setembro e Outubro, é povoada por Bocage, em traço de António Cunha sobre pintura de Augusto Flamengo. Bocage foi já tema da Feira de Santiago deste ano, que teve lugar no final de Julho e início de Agosto. Mas o programa que assinala o 250º aniversário do poeta sadino é muito mais vasto. Abaixo se reproduz o teor do que está em agenda no sítio da Câmara Municipal de Setúbal.


Os 250 anos do nascimento de Bocage são assinalados com um programa especial, com início no feriado municipal de 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade, com um conjunto de iniciativas culturais que atravessa as fronteiras de Setúbal.
As comemorações, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com entidades locais, nacionais e internacionais, a atualidade do pensamento e da obra do poeta setubalense (1765-1805) é devolvida ao quotidiano da cidade com a realização de atividades para todos os públicos.
Conferências, palestras, exposições e tertúlias, a par de apontamentos cénicos e musicais, fazem parte do vasto leque de iniciativas culturais a realizar em 2015 e em 2016, com atividades abertas à população, a dinamizar em vários espaços e equipamentos municipais do concelho.
O feriado municipal, assinalado a 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade, começa com as habituais cerimónias protocolares, às 09h00, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho e, pouco depois, com a deposição de flores no monumento ao poeta, na Praça de Bocage. 
Neste dia, destaque também, logo pelas 09h00, para a abertura da banca filatélica dos CTT/INCM, com a venda de selo postal nacional com os temas "250 anos do nascimento de Bocage" e "O Meu Selo", dedicado a Bocage e obliterado com o carimbo do dia.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe, a partir das 10h00, a sessão solene evocativa da efeméride, que inclui uma homenagem aos funcionários municipais recentemente aposentados, a atribuição de medalhas honoríficas a ilustres e um apontamento musical do Coral Infantil de Setúbal.
Igualmente a partir das 10h00, a Artiset - Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, promove a ação de pintura ao vivo e exposição de trabalhos "Uma nova imagem do Bocage", na Praça de Bocage.
As celebrações continuam à tarde com um a inauguração das novas rotundas Jacinto João e da Avenida da Europa, às 15h00.
A sessão solene de abertura oficial das comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, com a apresentação da comissão de honra, realiza-se às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, seguida de momento musical de piano e voz com "Bocageana - Cinco Sonetos", Op. 37, de Gaspar Fernández Gil, com Nuno Lopes e Carlos Pedro Santos.
Daniel Pires lança a sua obra literária "Bocage - a Imagem e o Verbo", às 17h00, na Casa da Cultura, enquanto uma hora depois procede-se à entrega de prémios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Seguem-se duas inaugurações, uma no Largo da Fonte Nova, às 18h30, da mercearia "Confiança de Troino", com a participação do Teatro do Elefante, a outra na Galeria Municipal do 11, às 19h00, da exposição "O Livro na Época do Iluminismo".
O programa comemorativo do Dia da Cidade termina com o concerto inaugural das comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, pela Orquestra do Norte, às 21h30, na Praça de Bocage. 
Em setembro, o programa comemorativo reserva ainda várias atividades, como a inauguração, no dia 16, às 18h00, na Casa Bocage, da exposição "Boba Kana Mutu Uzela", do projeto "Século XVIII - Revelar a Memória a partir do Esquecimento", com a segunda série de imagens fotográficas de Ricardo Rodrigues. 
Música e poesia são oferecidas à população a 18, às 21h30, na Praça de Bocage, na "2.ª Serenata do Núcleo de Poesia de Setúbal", com fado de Coimbra e declamação de poesia por vários convidados, numa iniciativa dinamizada pelo Núcleo de Poesia de Setúbal.
Na mesma noite, às 22h00, na Casa da Cultura, o projeto GOG apresenta "Textos em Cena", uma performance com sonorização de Carlos Curto e declamação de poesia de Bocage por João Brás.
No dia seguinte, a 19, às 18h00, na Casa da Cultura, Baptista Pereira, historiador e curador do Museu de Setúbal, é o orador da conferência "Bocage nas Coleções dos Museus Municipais de Setúbal". 
Apontamentos culturais em vários espaços da Baixa comercial dão vida à Noite Bocagiana, igualmente a 19, com início às 21h30, com os comerciantes a decorar as montras de várias lojas daquela zona do centro históricas com peças alusivas à temática de Bocage.
Integrada na Noite Bocagiana está a XVI Tertúlia "Eis Bocage… Conversas de Botequim", evento promovido às 21h00, no Largo da Misericórdia, pelo jornal digital Setúbal na Rede e Casa da Poesia de Setúbal, em colaboração com a Capricho Setubalense.
No programa das Comemorações Bocagianas entra ainda a Alegro Meia Maratona de Setúbal. A 26.ª edição da tradicional prova setubalense, com início às 09h30 de dia 20, este ano num percurso renovado de 21 quilómetros, inclui a Corrida das Famílias e a Corrida Mais Solidária, iniciativas dirigidas às famílias, com 5,5 quilómetros.
A encerrar as atividades de setembro há a inauguração da exposição "O colecionismo sobre o tema Bocage - acervo de Adelino Noé", dia 26, às 15h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, e um concerto com o Quarteto de Cordas de Sintra, com obras de compositores da época de Bocage, às 22h00, na Casa da Cultura. 
O programa comemorativo dos 250 anos do nascimento de Bocage prolonga-se até 2016, com a dinamização, todos os meses, de atividades em Setúbal e em vários pontos do País, como a emissão de uma lotaria nacional alusiva ao poeta setubalense, a 19 de outubro, e o 1.º Congresso Internacional Bocage, a 13 e 14 de setembro do próximo ano, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Sem comentários: