sexta-feira, 14 de julho de 2017

Para a agenda: Ventura Terra, o arquitecto em Setúbal



Absolutamente imperdível! Foi inaugurada hoje, na Galeria Municipal do 11, na Avenida Luísa Todi, a exposição "Ventura Terra - O Arquitecto em Setúbal", quando se completa o ano em que foram celebrados os 150 anos sobre o seu nascimento, uma mostra que pode ser visitada até 26 de Agosto.
O visitante confronta-se com o tempo, com marcas da história da arquitectura em Portugal, com a obra de um dos mais inovadores arquitectos portugueses, com a delicadeza do traço que se estendeu um pouco por todo o país, englobando casas de habitação, construção religiosa, edifícios institucionais.
Através desse passeio no tempo e na obra do arquitecto de Seixas (que viveu 53 anos, com uma obra vasta que lhe ocupou apenas 26 anos), o visitante chega a Setúbal, que recebeu dele o estabelecimento balnear da Empresa Setubalense de Banhos, com começo de utilização em 1903, uma obra que teve pouco tempo de vida e que hoje só podemos "ver" através da documentação que a suportou e divulgou.
Retrato de uma obra e de uma época, esta exposição é de visita obrigatória. Pela história da arquitectura do século XX, pelo conceito de cidade, pelo percurso de um nome incontornável, pela marca na história local de Setúbal. Para a agenda!

Sem comentários: