segunda-feira, 14 de novembro de 2016

"Partimos. Vamos. Somos." - Verso de Sebastião da Gama intitula espectáculo musical - Para a agenda!



O último verso do poema "Sonho", de Sebastião da Gama (publicado no livro Pelo Sonho é que Vamos, obra póstuma de 1953), constitui o título de um espectáculo alusivo aos 300 anos do patriarcado de Lisboa, que estará em cena no Teatro Tivoli, em Lisboa, entre 18 e 21 de Novembro. 
Na justificação para o título, D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, esclarece: "Mais do que três palavras, indicam uma vida plena, como realmente acontece. Só é, quem "parte", de corpo e alma parte, e assim mesmo acontece. Como queremos para nós e para todos."
O primeiro verso do poema, "pelo sonho é que vamos", tornou-se numa das frases mais utilizadas para justificar a esperança e a vontade de se chegar a qualquer lugar, a qualquer objectivo. Será, para sempre, um verso que identificará o sentir do poeta que Sebastião da Gama foi. A escolha do último verso para título deste espectáculo musical não poderia ser mais eloquente: é que se a esperança nos é dada no início do poema, no seu final surgem o compromisso necessário e a convicção indispensável de cada um.
A encenação é de Matilde Trocado e o texto tem a assinatura do padre Hugo Gonçalves. Mais informação pode ser encontrada aqui. Para a agenda.

Sem comentários: