terça-feira, 5 de julho de 2016

Nikolay Amzov: as cores, um universo no parque

Nikolay Amzov (n. 1946) trouxe até ao Parque do Bonfim, em Setúbal, a alquimia da cor e o universo da sua Bulgária, numa exposição que torna o parque, com o seu verde e o seu rumorejar, ainda mais apetitoso, ainda mais atraente.
São esculturas em que a cerâmica pontua, em que a alegria da cor sobrecarrega os sentidos e em que a dinâmica do traçado convida para sensações em que o espaço se torna infinito, quase parecendo que aquelas peças estão ali desde há muito, fazem parte daquele espaço...
Vale bem a pena um passeio pelo parque como valem a pena uns minutos de conversa (ou de contemplação) perante as obras expostas. A não perder!


Nikolay Amzov, Amor

Nikolay Amzov, Código Cósmico

Nikolay Amzov, Cruz

Nikolay Amzov, Esfera

Nikolay Amzov, Estrela Flamejante

Nikolay Amzov, Metamorfose

Nikolay Amzov, Ovo Cósmico

Nikolay Amzov, Turbilhão

Nikolay Amzov, Vaivém Espacial



3 comentários:

Anónimo disse...

Sou seguidor do blog desde há muito tempo, agrada-me bastante a abordagem cultural, agrada-me menos a abordagem política. Parabéns pela paciência e dedicação.

Relativamente estas "obras" no Parque do Bonfim..., enfim não as quero adjectivar: o local de implantação (Bonfim) é desadequado; a quantidade trabalhos é exagerada; não existe a expressividade da forma, apenas um amontoado de formas geométricas; os materiais de trabalho (ladrilhos industriais) não revelam "alquimia" mas sim um pobre sentido policromático. Não são não obras, são trabalhos, espero eu que a prazo!

ESPOSA DO ARTISTA /TRABALHADOR disse...

Pode ficar descansado senhor especialista em arte que para seu prazer e de pessoas como o senhor já foram vandalizadas e partidas e retiradas as "horriveis" peças anti artísticas Setúbal não as merece nem ignorantes como o senhor e NÃO nem um cêntimo nos foi pago ... AGORA SIM SETÚBAL tem o que merece ARTE maravilhosa : louça "POP" das caldas só que a das Caldas é muito melhor, mas estas Magn´~ificas obras de ARTE sim sã
são adequadas a si e a SETÚBAL
E o prazo e a nossa paciência ACABOU!!!

ESPOSA DO ARTISTA /TRABALHADOR disse...

ESTE INDIVÍDUO NÃO TEM CULTURA NEM A CORAGEM PARA SE IDENTIFICAR...

É graças a este monstros com cara de gente ,mas, que são os vândalos da alma , que já retirámos a exposição , porque ANIMAIS vandalizaram e partiram 5 das 12 peças com ALQUIMIA ou sem ela destruir é crime !!!

IDENTIFIQUE-SE SEU COBARDE ;DILETANTE E ANALFABETO COM A MANIA;QUE SABE DAS COISAS!!!

Maria de Jesus Teles = esposa do "ARTISTA" com letra grande ...