quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Para a agenda - Revisitar a indústria conserveira sadina



As conservas sadinas vão ser objecto de mais um livro a ser apresentado em 19 de Dezembro, em Setúbal, nos Paços do Concelho, pelas 16 horas. O título A indústria das conservas de peixe em Setúbal, devido a José Madureira Lopes e a Alberto Sousa Pereira, afigura-se como documento importante para a crónica setubalense, sobretudo porque a identidade desta terra passa obrigatoriamente pelo sector das conservas, que eram saboreadas além fronteiras.
É conhecida a história passada com Sebastião da Gama, que, na sua deslocação a Paris, em 1948, aproveitou o último dia para entrar numa livraria e adquirir obras de autores franceses que admirava. No final, não tinha francos em quantidade suficiente para o pagamento. Pediu à senhora da livraria para os trazer fiados, que lhe enviaria o dinheiro logo que chegasse a Portugal. No decorrer da conversa, a livreira percebeu a origem geográfica do poeta e pediu-lhe: "Já que é de Setúbal, quando lá chegar, faça-me o pagamento não em dinheiro, mas enviando-me o equivalente em conservas de Setúbal..." Sebastião da Gama lá trouxe os livros e, chegado a Portugal, cumpriu a dívida e correspondeu ao pedido.
Para a agenda, pois, esta revisitação ao universo conserveiro de Setúbal!

domingo, 22 de novembro de 2015

Para a agenda - Terra Santa: uma história contada por Frei Miguel Loureiro



O que sabemos sobre a Terra Santa? Frei Miguel Loureiro, franciscano, comissário da Terra Santa, vai abrir os horizontes. Uma organização Synapsis, em Setúbal, em 27 de Novembro. Para a agenda.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Para a agenda - As cartas de Régio para o irmão Antonino



José Régio, romancista, poeta, pensador, epistológrafo, diarista, ensaísta, nome máximo da cultura portuguesa do século XX. Não valerá a pena substantivar ou adjectivar, claro. Mais um volume de correspondência, desta feita com seu irmão Antonino. A apresentar em Lisboa, em 20 de Novembro. A ler, com certeza. Para a agenda.

Para a agenda - Bocage e a arte contemporânea



Um concurso de ideias no âmbito das artes plásticas, tendo como tema Bocage, nestes 250 anos do seu nascimento, começa hoje, estando aberto por dois meses. Um bom cruzamento interdisciplinar, uma boa oportunidade para mais leituras bocagianas. Para a agenda!

Para a agenda - A arte de Jorge Vieira



"Arte como forma de intervenção política na obra de Jorge Vieira" é o título de exposição na Casa da Baía desde há dois dias, podendo ser visitada até 3 de Janeiro. Para a agenda.

sábado, 31 de outubro de 2015

Para a agenda - Rui Canas Gaspar conta histórias de Setúbal



Rui Canas Gaspar tem sido um contador de histórias de Setúbal, procuradas junto de quem as viveu, num percurso de conservação da memória. Autor de vários títulos ligados à história de Setúbal e interventor na rede social "facebook" sobre coisas ligadas à cidade do Sado, Canas Gaspar vai agora apresentar o título Histórias, coisas e gentes de Setúbal. Em 7 de Novembro, a bordo do "Évora", pelas 17h30. Para a agenda!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Para a agenda - Francisco Augusto Flamengo cem anos depois



Francisco Augusto Flamengo (1852-1915), pintor setubalense, vai ter a sua obra revisitada. A partir de sábado, 24 de Outubro, até final de Janeiro, na Galeria Municipal do edifício do Banco de Portugal, em Setúbal. Uma forma de (re)conhecer. Para a agenda!

Para a agenda - "Orpheu" em Sesimbra



A revista Orpheu vai estar em discussão em Sesimbra na tarde de sábado, 24 de Outubro. O centenário é pretexto, mas os intervenientes e os temas a abordar falam muito alto e são motivadores. Cem anos depois, a revista de que só saíram dois números continua a dar que pensar, tecendo encontros entre Fernando Pessoa, Almada Negreiros e António Telmo, a coberto das leituras de Elísio Gala, António Carlos Carvalho, Rui Arimateia e Miguel Real. Na Biblioteca Municipal de Sesimbra. Para a agenda!

Para a agenda - "Auto da Índia", pelo TAS


.
Gil Vicente chega através de Auto da Índia pelas vozes e expressões do TAS (Teatro Animação de Setúbal). Até amanhã. Uma obra que critica a ideia dos Descobrimentos como momento épico. Uma interpretação feita por quem já está habituado a trazer Gil Vicente para os palcos. Para a agenda!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Para a agenda - José Poças, a medicina e a arte




José Poças convida para a apresentação de Ode ou Requiem, obra que define como "alegoria sobre a natureza do acto médico, a propósito de algumas histórias clínicas reais". O tema alicia, haja em vista quantos médicos, além de prescreverem, escreveram também. Em 24 de Outubro, no Forum Luísa Todi, às 15h00. Para a agenda.

domingo, 18 de outubro de 2015

Para a agenda - Conferência bocagiana por Daniel Pires



Em tempo de ano bocagiano, mais uma conferência sobre o poeta, desta vez sobre "A transgressão em Bocage", a cargo de Daniel Pires, na Biblioteca Nacional de Portugal. Em 20 de Outubro. Para a agenda!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Para a agenda - Rui Cardoso Martins e Fernando Sobral em Setúbal



A programação "Muito cá de casa" continua a animar a Casa da Cultura, em Setúbal. Na noite de sexta-feira, 16 de Outubro, dois autores em torno de dois livros, com a moderação de Rosa Azevedo. Fala-se de Rui Cardoso Martins e de Fernando Sobral. Lê-se, respectivamente, Levante-se o réu (Lisboa: Tinta-da-China) e As jóias de Goa (Lisboa: Edições Parsifal). Para a agenda!

Para a agenda - Bocage orientalista, na Biblioteca Nacional, hoje



Mais uma iniciativa a assinalar os 250 anos do nascimento de Bocage, desta vez por Ana Margarida Chora, na Biblioteca Nacional. Hoje, pelas 18h30, uma conferência sobre "Bocage e o Oriente". Para a agenda.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Para a agenda: Dia Nacional dos Castelos, em Palmela



O Dia Nacional dos Castelos é assinalado em 10 de Outubro em Palmela com a conferência "A história maravilhosa do castelo medieval português", por João Gouveia Monteiro. Às 17h00, na Biblioteca Municipal de Palmela. Para a agenda!

Para a agenda: Quando o Afonso descobre Azeitão



Um percurso na descoberta de Azeitão, seguindo os passos de Afonso. Um trabalho de Idalina Veríssimo, editado por Junta de Freguesia de Azeitão, com apresentação marcada para 10 de Outubro, pelas 16h30, no Museu Sebastião da Gama, em Azeitão. Afonso à descoberta de Azeitão é... para a agenda!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia Mundial do Professor - é hoje!



Hoje é o Dia Mundial do Professor. O propósito apontado para esta data por organizações internacionais é o de “Dar força aos Professores”, visando “uma sociedade mais justa e sustentável”.
Tal escolha é assim justificada no sítio da UNESCO: “É facto reconhecido que os docentes não só são um meio para alcançar os objectivos da educação; são também a chave da sustentabilidade e a capacidade nacional para chegar à aprendizagem e criar sociedades baseadas no conhecimento, nos valores e na ética”.
Na Declaração de Incheon (República da Coreia, Maio de 2015), que pode ser lida aqui, ficou expresso um conjunto de princípios relacionados com a formação, a qualificação profissional e os recursos de maneira a que aos docentes sejam dadas condições como “passo decisivo na consecução da educação de qualidade e de uma sociedade sustentável”.

Cabe (também) a todos a responsabilidade para a esperança e para a concretização desse mundo, que será absolutamente melhor!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (30)



Praça de Bocage, em Setúbal (postal de data e autor desconhecidos)
[Fonte: blogue "Setúbal doutros tempos"]

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (29)



Página manuscrita de Sebastião da Gama da conferência "Lugar de Bocage na nossa poesia de amor", proferida em Setúbal, em 15 de Setembro de 1950 (depois repetida em Vila Viçosa e em Estremoz). A conferência foi publicada em separata da Revista da Faculdade de Letras (Lisboa: tomo XVIII, 2ª série, nº 1 e 3, 1953) e integra a obra póstuma O Segredo é amar. [Fonte: Associação Cultural Sebastião da Gama]

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (28)



Notícia da prisão de Bocage no Mosteiro de São Bento
pelo Tribunal do Santo Ofício (Biblioteca Nacional de Portugal)

domingo, 27 de setembro de 2015

Ramalho Ortigão, um século depois



Passam hoje 100 anos sobre a morte de Ramalho Ortigão (24-Out-1836 a 27-Set-1915).
Na imagem, reprodução da nota de 50$00, de 1938 (ch. 6), que consagrava o autor portuense.

Bocage no seu mês - 250 anos depois (27)



Bocage, por Marcelino de Almeida, no Café Nicola (Lisboa)

sábado, 26 de setembro de 2015

Hoje e amanhã - Feira Medieval em Palmela - memórias de um passado com História dentro



As feiras medievais vão-se cruzando com o nosso tempo por aqui e por ali. Neste fim de semana, é em Palmela, no espaço entre o centro histórico e o castelo, uma sugestão válida. Por aqui vai passar o encontro com histórias que em Palmela também fizeram a História - as almenaras, isto é, os sinais que permitiram a Nuno Álvares avisar Lisboa de que o apoio estava próximo, visando o apoio a D. João I. A ver.

Bocage no seu mês - 250 anos depois (26)



Bocage, em puxador de porta, no Café Nicola (Lisboa)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (25)



Bocage em banda desenhada, por Maria das Mercês Mendonça Soares (texto)
e Manuel Ferreira (desenhos)
Camarada: nº 6, série 2, vol. 8, Março de 1965 (prancha 4 - conclusão)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (24)



Bocage em banda desenhada, por Maria das Mercês Mendonça Soares (texto)
e Manuel Ferreira (desenhos)
Camarada: nº 6, série 2, vol. 8, Março de 1965 (prancha 3 - continua)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (23)



Bocage em banda desenhada, por Maria das Mercês Mendonça Soares (texto)
e Manuel Ferreira (desenhos)
Camarada: nº 6, série 2, vol. 8, Março de 1965 (prancha 2 - continua)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (22)



Bocage em banda desenhada, por Maria das Mercês Mendonça Soares (texto)
e Manuel Ferreira (desenhos)
Camarada: nº 6, série 2, vol. 8, Março de 1965 (prancha 1 - continua)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

domingo, 20 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (20)



Bocage, em painel de azulejos, desenho de Louro de Almeida e Rogério Chora (1979),
em Setúbal (Centro Comercial do Bonfim)

sábado, 19 de setembro de 2015

Fernando Pessoa chega de "Expresso"



O semanário Expresso iniciou hoje a distribuição gratuita da colecção “Obra Essencial de Fernando Pessoa” com o volume Mensagem e Outros Poemas, prefaciado por Fernando Pinto do Amaral.
Com edição coordenada por Ivo de Castro, cada uma dos nove volumes da colecção vai ser prefaciado por nome conhecedor da obra pessoana – Richard Zenith, Nuno Júdice, António Feijó, Ana Luísa Amaral, Rita Patrício, Clara Ferreira Alves, Miguel Tamen e Pedro Mexia são as assinaturas que se seguem para os restantes volumes.
Neste título de abertura, Fernando Pinto do Amaral usa o título “A matéria dos sonhos” para o seu prefácio e, depois de contar a história do aparecimento do único livro de Pessoa publicado durante a sua vida, estabelece um paralelo entre Mensagem e Os Lusíadas, sendo que “enquanto Camões nos conta a nossa História, a atitude de Pessoa é a de subentender nos leitores o conhecimento dessa História”. Outra dimensão abordada nesta apresentação relaciona-se com uma linha de leitura que passa pelo poder visionário, pela loucura, responsável por “distorcer ou alterar para sempre as coordenadas da realidade”, a que é cometida a capacidade de inovar, de construir, de dar alma ao mundo. Finalmente, o terceiro vector de leitura apontado é o da actualidade desta obra, assente sobre a realidade que nos rodeia e nos afoga – “Neste Portugal do século XXI, bem comportado e integrado numa Europa esvaziada dessa loucura – Europa essa onde o único valor parece resumir-se ao dinheiro e a alguns cadáveres adiados se ocupam a negociar orçamentos em Bruxelas enquanto milhares de cadáveres não adiados vão desaguando nas praias do Mediterrâneo –, um livro como Mensagem interpela os que não se resignam a essa tranquila mediania, insistindo em procurar outras dimensões onde possam projectar a sua febre de Além – uma febre perigosa ou insensata pelos padrões do senso comum, mas ainda assim uma febre que talvez nos faça alguma falta e de que Fernando Pessoa foi um dos soberanos intérpretes."

Um bom convite para uma boa visita à leitura pessoana!

Ainda a tempo - Tertúlia bocagiana em Setúbal, hoje



Como vem acontecendo há dezena e meia de anos no mês de Setembro, hoje há lugar para mais uma tertúlia, a XVI, sob o título "Eis Bocage... Conversas de Botequim", desta vez com especial ingrediente como seja o 250º aniversário do poeta sadino. Os parceiros são já muitos neste projecto que foi iniciado pelo jornal digital "Setúbal na rede". Hoje, no Largo da Misericórdia, pelas 21 horas, um sarau bocagiano.


Para a agenda: Jornadas Europeias do Património em Setúbal com o MAEDS



O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) participa nas Jornadas Europeias do Património 2015 com três iniciativas, entre 25 e 27 de Setembro - exposição de fotografia de Rosa Nunes, conferência de Francisco Gomes e visitas guiadas à estação romana do Creiro (Arrábida), com Carlos Tavares da Silva, e ao castro de Chibanes (Palmela), com Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares. Para a agenda.

Bocage no seu mês - 250 anos depois (19)



Bocage e os seus irmãos, em lista organizada por João Carlos Almeida Carvalho, disponível no Arquivo Distrital de Setúbal [foto: sítio do Arquivo Distrital de Setúbal]

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (18)



Bocage, em painel de azulejos (Escola Básica 2, 3 de Bocage, em Setúbal)

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (17)



Uma obra teatral sobre Bocage
Romeu Correia. Bocage. Col. "Vária" (2). Lisboa: Editora Ulisseia, 1965

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (16)



Ilustrações de Nuno Saraiva para o projecto "Bocage Reconhecido" promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (Lisboa) [Fonte: sítio da JF de Santa Maria Maior]

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (15)



Rosto da revista cultural Occidente (nº 602, de 15 de Setembro de 1895)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (14)



Lápide evocativa da passagem de Bocage pelo então Regimento de Infantaria de Setúbal, ali colocada em 1980 (depois das obras no edifício, foi substituída)

domingo, 13 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (13)



Música na rua, em Setúbal, no centenário bocagiano de 1905,
em momento captado pelo fotógrafo Bárcia

sábado, 12 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (12)



Selo de correio com a figura de Bocage, com circulação em 1965,
quando passava o segundo centenário do seu nascimento, desenhado por Luís Dourdil

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (11)



Três nomes de Setúbal ligados às celebrações bocagianas de 1905
José Joaquim Fragoso, António Francisco Teixeira e José Maria da Rocha Albino
(em Ilustração Portuguesa, nº 111, 18 de Dezembro de 1905)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (10)



Comissão Executiva das Festas do Centenário Bocagiano em Setúbal, em 1905
(Ilustração Portuguesa, nº 112, de 25 de Dezembro de 1905)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Para a agenda: "Bocage reconhecido" em Lisboa



A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, está a promover o programa "Bocage Reconhecido" desde 11 de Setembro, com actividades que vão até 18 de Setembro. Cartazes com ilustrações de Nuno Saraiva, itinerários bocagianos, livros e poemas... eis Bocage em que luz talento! Para a agenda!

Para a agenda: Orquestra do Norte abre ano bocagiano em Setúbal



O ano bocagiano (em que se assinala o 250º aniversário do nascimento do poeta Bocage) vai abrir no dia 15 de Setembro com um concerto pela Orquestra do Norte, na Praça de Bocage, em Setúbal. Música ao pé da estátua do vate, reunindo Donizetti, Rossini, Puccini, Dvorak, Tchaikovsky, Saint-Saens, Strauss... com interpretações de Cristiana Oliveira (soprano), Liliana de Sousa (meio-soprano), Rui Silva (baixo) e a Orquestra do Norte dirigida por José Ferreira Lobo. A não perder. Para a agenda!

Os centenários bocagianos recontados por António Chitas - V



Mais um centenário bocagiano: o de 1965, respeitante aos 200 anos sobre o nascimento de Bocage. O envolvimento da política, a ligação ao Brasil e a Olavo Bilac, a divulgação da obra bocagiana, a cidade de Setúbal e o contexto nacional nesse Setembro de 1965, pelo olhar de António Chitas. Em O Setubalense de hoje.

Bocage no seu mês - 250 anos depois (09)



Manuscrito de "O sentimento científico em Bocage", de António Gedeão
(fonte: Biblioteca Nacional de Portugal)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (08)



"Rapada, amarelenta cabeleira", um soneto de Bocage em que a crítica assenta
sobre o seu contemporâneo Luís Correia de França
(Ilustração Portuguesa, nº 111, de 18 de Dezembro de 1905)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (07)



Cena da peça O Coração de Bocage, de Artur Lobo d'Ávila, representada em 21 de Dezembro de 1905 no Teatro Dona Maria
(Ilustração Portuguesa, nº 112, de 25 de Dezembro de 1905)

domingo, 6 de setembro de 2015

Bocage no seu mês - 250 anos depois (06)



Registo de entrada de Bocage na prisão do Limoeiro, em Agosto de 1797
(reproduzido em Ilustração Portuguesa, nº 111, 18 de Dezembro de 1905)