segunda-feira, 16 de junho de 2014

No rasto de Gavrilo Princip

A revista Ler, da Fundação Círculo de Leitores, acaba de entrar na sua 3ª série com a recente publicação do nº 134, alusivo a Junho.
Entre as obras a merecerem divulgação nesta edição conta-se o título de Tim Butcher, O gatilho (a ser publicado brevemente com a chancela da Bertrand), de que a revista publica capítulo (páginas 106-117) sob o título “Tudo estava preparado para começar em Sarajevo”. É, obviamente, a história de Gavrilo Princip, o jovem de 20 anos que, em 1914, quando o mês de Junho estava a acabar, pôs o seu nome na História ao ter disparado sobre o arquiduque Francisco Fernando.
Nesta obra, Butcher propõe-se fazer o percurso de vida de Gavrilo a partir das suas origens, na aldeia de Obljaj, onde contactou com familiares do clã Princip. Duas descobertas importantes: numa pedra, bem próximo das ruínas do que foi a casa da família, o autor confronta-se com a inscrição “G.P. – 1909”, uma “descoberta eletrizante” de algo com a assinatura da personagem em busca da qual Butcher corre. Mais adiante, uma revelação de Mile, um familiar que não chegou a conhecer Princip (nasceu em 1930), sobre a inscrição naquela pedra: «Sempre nos contaram que, enquanto estava a fazer essa inscrição, um amigo seu chamado Spiro Maric lhe perguntou por que razão estava a fazer aquilo. Ele disse que era porque ‘um dia, as pessoas vão saber o meu nome.’»
Uma história que promete e que o narrador faz questão de tornar próxima do leitor, quase como se ambos estivessem na mesma descoberta. E somos levados a ter um olhar de simpatia sobre a personagem que motiva a história… não fosse ela a que disparou o gatilho que aceleraria o início da Primeira Guerra Mundial!
 

Sem comentários: