sábado, 31 de outubro de 2015

Para a agenda - Rui Canas Gaspar conta histórias de Setúbal



Rui Canas Gaspar tem sido um contador de histórias de Setúbal, procuradas junto de quem as viveu, num percurso de conservação da memória. Autor de vários títulos ligados à história de Setúbal e interventor na rede social "facebook" sobre coisas ligadas à cidade do Sado, Canas Gaspar vai agora apresentar o título Histórias, coisas e gentes de Setúbal. Em 7 de Novembro, a bordo do "Évora", pelas 17h30. Para a agenda!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Para a agenda - Francisco Augusto Flamengo cem anos depois



Francisco Augusto Flamengo (1852-1915), pintor setubalense, vai ter a sua obra revisitada. A partir de sábado, 24 de Outubro, até final de Janeiro, na Galeria Municipal do edifício do Banco de Portugal, em Setúbal. Uma forma de (re)conhecer. Para a agenda!

Para a agenda - "Orpheu" em Sesimbra



A revista Orpheu vai estar em discussão em Sesimbra na tarde de sábado, 24 de Outubro. O centenário é pretexto, mas os intervenientes e os temas a abordar falam muito alto e são motivadores. Cem anos depois, a revista de que só saíram dois números continua a dar que pensar, tecendo encontros entre Fernando Pessoa, Almada Negreiros e António Telmo, a coberto das leituras de Elísio Gala, António Carlos Carvalho, Rui Arimateia e Miguel Real. Na Biblioteca Municipal de Sesimbra. Para a agenda!

Para a agenda - "Auto da Índia", pelo TAS


.
Gil Vicente chega através de Auto da Índia pelas vozes e expressões do TAS (Teatro Animação de Setúbal). Até amanhã. Uma obra que critica a ideia dos Descobrimentos como momento épico. Uma interpretação feita por quem já está habituado a trazer Gil Vicente para os palcos. Para a agenda!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Para a agenda - José Poças, a medicina e a arte




José Poças convida para a apresentação de Ode ou Requiem, obra que define como "alegoria sobre a natureza do acto médico, a propósito de algumas histórias clínicas reais". O tema alicia, haja em vista quantos médicos, além de prescreverem, escreveram também. Em 24 de Outubro, no Forum Luísa Todi, às 15h00. Para a agenda.

domingo, 18 de outubro de 2015

Para a agenda - Conferência bocagiana por Daniel Pires



Em tempo de ano bocagiano, mais uma conferência sobre o poeta, desta vez sobre "A transgressão em Bocage", a cargo de Daniel Pires, na Biblioteca Nacional de Portugal. Em 20 de Outubro. Para a agenda!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Para a agenda - Rui Cardoso Martins e Fernando Sobral em Setúbal



A programação "Muito cá de casa" continua a animar a Casa da Cultura, em Setúbal. Na noite de sexta-feira, 16 de Outubro, dois autores em torno de dois livros, com a moderação de Rosa Azevedo. Fala-se de Rui Cardoso Martins e de Fernando Sobral. Lê-se, respectivamente, Levante-se o réu (Lisboa: Tinta-da-China) e As jóias de Goa (Lisboa: Edições Parsifal). Para a agenda!

Para a agenda - Bocage orientalista, na Biblioteca Nacional, hoje



Mais uma iniciativa a assinalar os 250 anos do nascimento de Bocage, desta vez por Ana Margarida Chora, na Biblioteca Nacional. Hoje, pelas 18h30, uma conferência sobre "Bocage e o Oriente". Para a agenda.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Para a agenda: Dia Nacional dos Castelos, em Palmela



O Dia Nacional dos Castelos é assinalado em 10 de Outubro em Palmela com a conferência "A história maravilhosa do castelo medieval português", por João Gouveia Monteiro. Às 17h00, na Biblioteca Municipal de Palmela. Para a agenda!

Para a agenda: Quando o Afonso descobre Azeitão



Um percurso na descoberta de Azeitão, seguindo os passos de Afonso. Um trabalho de Idalina Veríssimo, editado por Junta de Freguesia de Azeitão, com apresentação marcada para 10 de Outubro, pelas 16h30, no Museu Sebastião da Gama, em Azeitão. Afonso à descoberta de Azeitão é... para a agenda!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia Mundial do Professor - é hoje!



Hoje é o Dia Mundial do Professor. O propósito apontado para esta data por organizações internacionais é o de “Dar força aos Professores”, visando “uma sociedade mais justa e sustentável”.
Tal escolha é assim justificada no sítio da UNESCO: “É facto reconhecido que os docentes não só são um meio para alcançar os objectivos da educação; são também a chave da sustentabilidade e a capacidade nacional para chegar à aprendizagem e criar sociedades baseadas no conhecimento, nos valores e na ética”.
Na Declaração de Incheon (República da Coreia, Maio de 2015), que pode ser lida aqui, ficou expresso um conjunto de princípios relacionados com a formação, a qualificação profissional e os recursos de maneira a que aos docentes sejam dadas condições como “passo decisivo na consecução da educação de qualidade e de uma sociedade sustentável”.

Cabe (também) a todos a responsabilidade para a esperança e para a concretização desse mundo, que será absolutamente melhor!