domingo, 22 de julho de 2007

"O Papel da Moda" em papel

Até 28 de Julho, os interessados ainda podem viajar pelos percursos da moda se visitarem a exposição "O Papel da Moda através da História", em exibição no último piso do "El Corte Inglés", em Lisboa.
Particularidades desta exposição são: o facto de ela mostrar a moda feminina de quatro milénios, desde o Egipto faraónico; o pormenor de as indumentárias serem construídas em papel e igualarem o tamanho real; a associação que é possível ser feita entre moda e sociedade, entre moda e tempos da História; a presença de personagens históricas (rainha Santa Isabel e outras), de cenas saídas de quadros (das "Meninas", de Velázquez, por exemplo), de muitas latitudes (Egipto, Inglaterra, França, Espanha, Itália, etc.), de personagens incontornáveis no mundo da moda (Chanel, Dior, Ricci, Ruiz de la Prada, entre outras).
Por aqui passa aquilo que seria o "glamour" de cada época. E por aqui passam também algumas referências a especificidades portuguesas: é sumptuosa a encenação do Marquês de Pombal com as suas acompanhantes, em tons de azul, usando vestimentas que reproduzem azulejos; é surpreendente o último quadro da exposição, que retrata o trajo regional dos "Noivos de Viana do Castelo".
Cada figurino está acompanhado pela respectiva legenda, que o contextualiza na História. O visitante poderá ainda guardar como recordação um desdobrável que reproduz fotografias dos 80 modelos expostos. Segundo informação constante nas legendas e no desdobrável, a produção destes quadros deveu-se a uma "equipa de investigadores e de especialistas da área da moda", coordenada por Roberto Comas (70 anos, a trabalhar no"El Corte Inglés" desde os 15).

1 comentário:

Anónimo disse...

eu nao gostei ,acho que ta muito mal