terça-feira, 17 de julho de 2007

Sebastião da Gama e o futebol

Não sei o que é que Sebastião da Gama pensava sobre o futebol. Sabe-se que gostava das actividades ao ar livre ou não tivesse ele sido um amante da serra da Arrábida… Sabe-se que foi capaz de interligar o campismo e a poesia, como se pode ver num dos seus escritos (cf. O Segredo é Amar).
Versos seus são chamados para as mais diversas situações e, desta vez, o futebol não escapou.
Informou o Jornal de Notícias de domingo que, no dia anterior, Lourenço Pinto foi empossado como presidente da Associação de Futebol do Porto. No seu discurso de início de mandato, citou Sebastião da Gama e o seu “Pelo sonho é que vamos” a propósito das preocupações com a juventude, acrescentando que “uma das nossas preocupações é prestar atenção e prevenir os desvios dos tempos actuais”, porque, “mais do que incluir, impõe-se, através da prática desportiva, prevenir a sucessão de comportamentos desviantes entre a juventude”.
Bem interessante se torna esta inserção de Sebastião da Gama no discurso, porque sonho é o que vai faltando no futebol português para lá do que é esperar sempre ganhar. Que o digam as permanentes tricas entre dirigentes e clubes, que o digam os comportamentos recentes em jogo no Canadá… Podem ser tudo menos sonho; e, no entanto, é por aí que temos andado!

Sem comentários: