Já publiquei neste blog um postal sobre Fernando Paulino, professor em Setúbal e poeta na vida. Hoje, tenho que o referir de novo. É que, na IX edição do Concurso Literário "Manuel Maria Barbosa du Bocage", iniciativa promovida pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), Fernando Paulino foi o vencedor na modalidade de poesia com o conjunto de textos (e proposta de livro) intitulado Livro das Alegrias. Fernando Paulino foi já galardoado em várias edições deste prémio: em 1999, na modalidade "regional", com o título A luz e a rosa; em 2000, na mesma categoria, com Nas margens do azul; em 2001, também na mesma classe, com Seara de palavras.
Por gentileza sua, aqui se reproduz um dos poemas que consta no livro agora premiado:
No primeiro verso liberto o pólen das sílabas
a alquimia entre a terra e a respiração dos versosPor gentileza sua, aqui se reproduz um dos poemas que consta no livro agora premiado:
No primeiro verso liberto o pólen das sílabas
depois, teço as artérias do poema
escuto o enlaçar da escrita
traço o mapa dos lugares desse pequeno universo
por fim, prolongo a paixão do verbo
essa feliz expansão que me move no vagar
do tempo humilde da vida.
Entretanto, ficou-se também a saber que a premiada na modalidade "revelação" foi Sara Costa, uma outra (jovem) autora que já tinha sido galardoada na mesma modalidade na edição de 2004 com o trabalho Rasgos. Sara Costa (n. 1987) é natural de Cucujães, obteve já outros e vários prémios literários na área da poesia (nomeadamente, o "Corrente d'Escritas", em 2005), está representada em várias antologias e é de sua autoria a obra A melancolia das mãos e outros rasgos (2004).
A entrega do prémio terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal em 15 de Setembro, dia de Bocage e da cidade, pelas 18h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário