sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Associação Cultural Sebastião da Gama - Boletim nº 4

A Associação Cultural Sebastião da Gama, com sede em Azeitão, criada no início de 2006, acabou de publicar o seu Boletim Informativo nº 4. São 20 páginas de notícias sobre o poeta seu patrono e sobre a vida da Associação, conjunto que integra os textos: "Sebastião da Gama já tem monumento" e "9 de Junho – Da ideia até ao dia em que Sebastião da Gama teve monumento"(com reportagem fotográfica da inauguração que ocorreu em 9 de Junho), "Sebastião da Gama entre alunos" (divulgação do poeta nas escolas do 1º Ciclo de S. Simão), "Lygia Fagundes Telles lembra Sebastião da Gama", "Uma carta de José Régio sobre Sebastião da Gama" (datada de 15 de Junho de 1953), "Sebastião da Gama em antologias", "Estudos sobre Sebastião da Gama apresentados em 1 de Junho" (com as intervenções do Presidente da Direcção e de Viriato Soromenho-Marques), "Associação nas Festas de Azeitão e Arrábida", "Sinais de Vida, por Jorge Freixial (e amigos)", "Sebastião da Gama no futebol", "Sebastião da Gama em cd", "Ler Sebastião da Gama nas acções da ACSG", "A Associação nas escolas" (notícia de sessões de divulgação da obra do poeta na EB 2, 3 Vieira da Silva, em Carnaxide, na Escola da Quinta das Flores, em Coimbra, e na Escola Secundária de Tondela), "Memória da casa de Estremoz" (retratos da casa do tempo em que o poeta viveu em Estremoz, em 1951), "A doença do Sebastião" (por Pedro Eurico Lisboa, médico e amigo do poeta), "Rotary de Palmela distingue Nicolau da Claudina" (uma homenagem a um aluno de Sebastião da Gama), "Associação dos Antigos Alunos do ISCAL lembrou Sebastião da Gama na Arrábida" e poemas de Alexandrina Pereira, de António Chitas e de Pedro Jorge. A finalizar, há ainda um poema inédito de Sebastião da Gama, intitulado "Natal", datado de 24 de Dezembro de 1941 (tinha o poeta 17 anos).
Os associados receberão o Boletim por correio, juntamente com a oferta do opúsculo Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora... (pequena antologia de divulgação da obra do poeta, que contém um poema inédito sobre a escola, também datado de 1941).
O Boletim vai estar em distribuição gratuita em alguns pontos de Setúbal e de Azeitão, mas também pode ser disponibilizado a quem o peça, podendo os interessados utilizar o "e-mail" do autor deste blog (consta no cabeçalho) ou solicitando-o para a Associação (Rua José Augusto Coelho, 105 - 1º Dto - 2925-542 Azeitão).

Sem comentários: