quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Dia Mundial dos Professores é hoje! (3+1 pensamentos sobre ser professor)



Para assinalar este Dia Mundial dos Professores, criado pela UNESCO, neste ano dedicado ao tema de reflexão “Ensinar em liberdade, autonomizar os professores”, escolhi quatro pensamentos: os três primeiros são devidos a Manuel Nunes na sua obra A Professora, os Porcos e os Cisnes – O Pântano da Educação em Portugal (Lisboa: Gradiva, 2012); o quarto tem como autor Maximiano Gonçalves e vem no livro Dizer é Preciso - Crónicas em ‘Allegro Vivace’ (Porto: Campo das Letras, 1998)

1
“O educador tem o dever de, perante o educando, ser arauto de Apolo. O horizonte último do humano é a luz e é para esse horizonte que o educador tem o dever de orientar toda a acção educativa.”
2
“A escola existe para educar para o sublime. A sua missão consiste em conduzir para o mais alto do mais alto. Ela tem a obrigação moral de ter como meta e como horizonte a perfeição.”
3
“Quem é professor ou professora tem o dever de nunca ser vulgar. Tem o dever de nunca agir nem reagir de forma vulgar. Em nenhuma circunstância!”
4
“Uma sociedade que não saiba olhar com deferência os seus professores, que não os respeite e acarinhe (não me venham com essa dos maus professores, que é desvio pateta e mauzinho do cerne da questão), não se respeita nem se estima a si mesma.”

Sem comentários: