quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Para a agenda: Ruas Floridas, em Redondo - imperdível!



A fotografia não é a melhor, eu sei. Foi tirada a um pacote de açúcar da Delta, quando pedi o café, no restaurante. E fui ao Redondo.
Imperdível esta Festa das Ruas Floridas! Com papel se fazem maravilhas. Gostei de ver as ruas decoradas segundo temas: os monumentos de Redondo; as janelas do Alentejo; os bordados; a calçada portuguesa; as imagens da Walt Disney; as história da Cinderela, da Branca de Neve, da Heidi; os trabalhos com o vinho; a divulgação de hábitos e cores de outros países (como a China, a Holanda, a Moldávia, Angola, Cabo Verde, Ucrânia ou o Brasil); os motivos portugueses do galo e do coração; as guloseimas... e muito mais! Tudo em papel, mesmo em papel, feito por mãos finas e sensíveis, numa dádiva e partilha que espantam. Como S. Tomé, muitos visitantes acariciavam os objectos para testar se era mesmo em papel que as coisas eram feitas... E era, para espanto, gáudio, admiração!
No percurso pelas ruas pode-se ainda visitar a torre de menagem (com uma exposição de pintura e magnífica vista até terras de Espanha, donde "se pode ver quase metade de Portugal", dizia um bairrista), o Museu do Vinho (moderno, leve, convidativo), as igrejas (da Misericórdia, paroquial). E pode-se ainda ver os naturais na confecção das flores de papel, em gesto brilhante, ou mesmo o atelier (em casa) de Diamantina Pereira, artista de horas vagas e de paciência em trabalhos de minúcia e de apreço.
Até ao dia 11, ao dispor dos visitantes de Redondo! Bonito, soberbo, refinado! Para a agenda...

Sem comentários: