segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O dia em que Inês de Castro morreu

Coimbra, 7 de Janeiro de 1355 – Confirma-se a notícia que de há muito se receava: os conselheiros de D. Afonso IV, Diogo Lopes Pacheco, Álvaro Gonçalves e Pedro Coelho, executaram D. Inês de Castro, a formosíssima dama castelhana que vivia com o infante D. Pedro, de quem tinha três filhos e que ele muito amava. Uma sombria maquinação política está por detrás desta tragédia. (…)” (José Hermano Saraiva; Maria Luísa Guerra. Diário da História de Portugal – Da Fundação aos Lusíadas. Lisboa: Difusão Cultural, 1992).
Depois, foi a construção da lenda, segundo a qual Pedro fez coroar o cadáver da amada e obrigou os nobres a homenagearem-na, beijando-lhe a mão. Foi também a perseguição aos algozes, numa tentativa de fazer justiça perante um amor interrompido, e foram também as artes, muito especialmente a literatura (e não só a portuguesa), a tomar a história de Pedro e Inês para tema. No que às letras respeita quanto às referências a este par amoroso, houve já estudos a propósito, de que destaco Inês de Castro: um tema português na Europa, de Maria Leonor Machado de Sousa (Lisboa: Edições 70, 1987) ou obras literárias recentes como Inês de Portugal, de João Aguiar (Porto: Edições ASA, 1997), e Pedro, lembrando Inês, de Nuno Júdice (Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001). Em 2005, quando passavam 650 anos sobre a morte de Inês, a Biblioteca Nacional levou a cabo uma exposição bibliográfica inesiana, de que editou catálogo.
Bocage foi um dos muitos autores a celebrar este amor. Da sua cantata “à morte de Inês de Castro” reproduzo uma parte:

"Toldam-se os ares,
Murcham-se as flores:
Morrei, amores,
Que Inês morreu.

Mísero esposo,
Desata o pranto,
Que o teu encanto
Já não é teu.

Sua alma pura
Nos Céus se encerra;
Triste da terra
Porque a perdeu!

Contra a cruenta
Raiva ferina
Face divina
Não lhe valeu.

Tem roto o seio,
Tesouro oculto;
Bárbaro insulto
Se lhe atreveu.

De dor e espanto,
No carro de oiro,
O númen loiro
Desfaleceu.

Aves sinistras
Aqui piaram,
Lobos uivaram,
O chão tremeu.

Toldam-se os ares,
Murcham-se as flores
Morrei, amores,
Que Inês morreu.
"

Fotos a partir de: Os Lusíadas (Ilustr.: Roque Gameiro e Manuel Macedo. Lisboa: Empresa da História de Portugal, 1900); prancha de Eugénio Silva, autor do texto e dos desenhos de Inês de Castro (Lisboa: Meribérica / Liber, 1994); capa do texto dramático de Victor Hugo intitulado Inês de Castro (Trad.: Gomes Monteiro. Lisboa: Guimarães & Cª Editores, s/d).

Sem comentários: