segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Uma visita ao tempo da Romanização, incluindo passagem por Tróia (aqui, na margem esquerda do Sado)


Um passeio no quotidiano da Romanização é o que nos propõe o mais recente número da revista Visão – História (nº 17, Setembro.2012), saído na semana passada, sujeito ao tema “Portugal no tempo dos Romanos”.
Por uma centena de páginas, o leitor tem imagens de reconstituição de espaços e de cidades, uma introdução que analisa vários vectores desse período histórico (não faltando uma tabela cronológica) e três partes respectivamente intituladas “A chegada” (com a sugestiva apresentação “O ‘Portugal’ que os Romanos vieram encontrar”), “A civilização” (entrando por áreas como a cidade, o campo, a religião, a economia, o quotidiano, entre outras) e “Os locais” (com visitas a Conímbriga, Braga – Bracara Augusta –, Chaves, São Cucufate, Algarve e Tróia).
Neste último grupo, destaque-se o roteiro sobre a história de Tróia, intitulado “A grande fábrica”, numa alusão ao complexo de produção de salga de peixe que ali existiu e de que hoje se podem ver os restos, assinado por Inês Vaz Pinto, Ana Patrícia Magalhães e Patrícia Brum, arqueólogas responsáveis pelas ruínas de Tróia. Um espaço que mereceu visita régia, que teve o patrocínio da primeira sociedade arqueológica portuguesa (século XIX) e que tem passado por fases muito diversas no interesse que lhe é votado!

Dizer que este é um número indispensável torna-se redundante pois todos os números que esta revista tem publicado se revestem desse elevado grau de interesse. Podem-se, no entanto, destacar como motivos determinantes a acessibilidade da linguagem e a quantidade de informação, bons ingredientes para esta viagem a um tempo anterior à Nacionalidade de que ainda hoje existem muitas memórias… 

Sem comentários: