quarta-feira, 6 de junho de 2012

A reorganização da vida na escola e o Despacho Normativo 13-A/2012


O Despacho Normativo 13-A/2012, do Ministério da Educação e Ciência, ontem publicado, provocou um bombástico título na imprensa de hoje: o dito normativo iria revolucionar a vida das escolas no próximo ano lectivo, graças a novas regras de organização do serviço docente.
Vale a pena ler o Despacho mencionado e ver até que ponto a imaginação pula e avança no sentido de tornar tudo algo estranho e muito complicado. É a reorganização da escola ou é a desconfiança sobre a escola? É a autonomia ou o controlo sem peias? É a igualdade de oportunidades ou é a dificuldade na organização do trabalho, com desconfianças sobre o trabalho dos professores?
Lê-se o normativo e fica-se a perceber o porquê de já ter sido anunciado que os directores das escolas vão ter reuniões com as direcções regionais de educação para explicação do normativo… É suposto que a lei careça de explicações adicionais para se saber o que quer dizer e como é aplicada? Onde fica o cidadão que deve conhecer a lei e usá-la convenientemente?
As escolas serão incompetentes ou o normativo está feito para criar dificuldade?
Termino com as palavras aqui lidas, devidas a José Alberto Quaresma: «Evoco, com nostalgia, um académico sensato e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática durante sete anos, que parecia transpirar segurança em furtivas aparições televisivas e saber de um rumo para a Educação. Agora, não sei se por maus conselhos, de ministros, aplica receitas autocráticas, não ouve ninguém, e despacha à pressa.»

1 comentário:

Deolinda disse...

Este despacho (de entre tantas outra pérolas com que nos têm brindado) tira-nos a vontade para continuar. O desrespeito e a indiferença com que somos tratados indignam e revoltam. Até quando vamos permitir?
Deolinda