sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cidades sem qualidades? (continuação)



Esta notícia, surgida na edição online Rostos de ontem, apresenta uma questão pertinente, que em nada se afasta da opinião já aqui veiculada a partir do blogue de José Teófilo Duarte.
Nestas coisas de ordenações e de rankings baseados em apreciações pessoais e pontuais, há que ter reservas. Um amigo que participou neste inquérito promovido pela Deco como inquirido dizia-me hoje que não se admirava dos resultados, sobretudo se se pensar que estaria ao alcance de qualquer inquirido denegrir a apreciação. “Não me admira que tenha havido gente que respondeu como oportunidade para derreter a imagem de Setúbal”, dizia-me ele.
Nestas coisas, como nos comentários abertos que pululam aí pela net, há que manifestar reservas. Liberdade de opinião, sim; seriedade nas abordagens, também; justificações certas e comprovadas para as opiniões, indispensáveis. O resto pode dar misturas em que, no final, ninguém se revê – nem os próprios inquiridos, nem os opinadores, que, juntos ou separados, julgavam ter uma visão representativa!...
Já agora, os resultados do inquérito intitulado “Qualidade de vida em 124 cidades de 5 países” podem ser vistos aqui.

Sem comentários: