domingo, 11 de maio de 2008

Hans Christian Andersen em Palmela

Em 1866, Hans Christian Andersen esteve em Portugal, tendo vivido cerca de um mês em Setúbal, ponto a partir do qual calcorreou a região, designadamente Palmela. Desta estadia ficou relato na obra Uma visita a Portugal em 1866. Desde ontem e até 28 de Junho, a memória de Andersen revisita Palmela com uma exposição que já passou por vários pontos do país e com a qual Niels Fischer (dinamarquês residente em Portugal, militar aposentado) tem pretendido, por sua conta e risco, desde 2005, assinalar o 2º centenário do nascimento de Andersen e divulgar a sua obra.
Esta exposição, a fechar o ciclo evocativo, em que o visitante é recebido por um Andersen articulado, conta com os desenhos de vários artistas plásticos que ilustraram uma edição de contos andersenianos editados por Fischer, peças de cerâmica alusivas aos contos, mostra de reproduções dos famosos recortes de papel de Andersen e trabalhos feitos por alunos de várias escolas do concelho de Palmela.
A mostra está patente na Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Palmela, mas estende-se também aos pólos concelhios de Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Poceirão e Marateca.
O tema “Tudo dança”, que anima este final do ciclo de exposições, valoriza a recriação artística em diversas vertentes da temática anderseniana (teatro, dança, música, artes plásticas), havendo ainda lugar para um concurso artístico (nas áreas da literatura e das artes plásticas) que terá entrega de trabalhos até 17 de Junho.
Aspecto geral da exposição e reproduções de recortes em papel
Peças cerâmicas alusivas a diversos contos de Andersen e "Tudo dança" em trabalhos escolares

2 comentários:

Histórias com CARLITOS disse...

Que maravilha de exposição... Hans Christian Andersen tem muito para ensinar, sobre o universo da escrita e da infância.

Anónimo disse...

Ive read this topic for some blogs. But I think this is more informative.