domingo, 2 de abril de 2017

Sebastião da Gama não está nesta fotografia


O Público de hoje, a propósito do congresso sobre Teixeira de Pascoais realizado em Amarante, traz o texto a duas páginas "Teixeira de Pascoais: O mago do Marão regressa ao cânone" (Público: 2017-04-02, pp. 18-19), assinado por Luís Miguel Queirós. Uma fotografia de arquivo de Teixeira Pascoais ilustra o artigo com a seguinte legenda "Teixeira de Pascoais com Sebastião da Gama, em Gatão", também ela ocupando parte das duas páginas.


Com efeito, a figura da esquerda é o poeta amarantino; contudo, à direita, não é Sebastião da Gama quem aparece. Também não sei dizer quem é o retratado amigo do poeta do Marão. De facto, Sebastião da Gama visitou Pascoais na sua casa em Gatão em 14 de Setembro de 1951, num encontro que comoveu o poeta de Azeitão e em que a conversa girou, entre outras coisas, em torno da simbólica do Marão e da Arrábida, como Gama viria a testemunhar numa crónica que depois publicou na imprensa e está reproduzida na obra O Segredo é amar.
Há registo fotográfico desse encontro, conforme se documenta, vendo-se um Teixeira de Pascoais já mais velho (um e outro acabariam por falecer no mesmo ano, em 1952):


Não é esta primeira vez que Sebastião da Gama surge associado a uma legenda errada. Já na obra O Grande Livro dos Portugueses (Lisboa: Círculo de Leitores, 1990), registo enciclopédico sobre individualidades portuguesas, a ficha sobre Sebastião da Gama reproduz uma sua suposta fotografia, mas que não passa disso mesmo, pois o retratado é alguém que não consigo identificar, mas que não é Sebastião da Gama. Certo é que essa mesma fotografia povoa muitas páginas da net como sendo a figura do poeta, quando, na verdade, não passa de uma suposição errada.
Compreende-se a razão de ser do lapso: em grande parte das fotografias dos arquivos não surge a data nem a referência aos fotografados e, num esforço de interpretação ou por testemunhos incertos ou traídos pela memória, há a tendência (e o risco) de identificar. Compreende-se o esforço, da mesma forma que se compreende o erro...

Sem comentários: