quarta-feira, 15 de abril de 2020

Memória: Nicolau da Claudina (1933-2020)



Acabei de saber há minutos e as saudades não se fizeram esperar. O amigo Nicolau da Claudina, que conheci há muitos anos, partiu. Como disse a quem me deu a notícia, ainda no fim de semana pensei em telefonar-lhe para conversar com ele e para resolver uma dúvida relacionada com Sebastião da Gama. Já não vai haver essa conversa... a vida é assim!
O meu contacto mais próximo com Nicolau da Claudina aconteceu por causa de Sebastião da Gama, na Associação Cultural Sebastião da Gama, muito embora a amizade já viesse de tempos anteriores. Sempre me impressionou este homem. Pelas memórias, pelos saberes, pela disponibilidade, pelo sentido de humor, pela partilha, pela sua sensibilidade em ser elemento de aproximação.
O movimento associativo de Setúbal e de Palmela muito devem a este homem que, na sua ânsia de saber mais, não hesitava em participar, em contar, em se aproximar com o ar da curiosidade permanente. Várias vezes me disse que o exemplo do seu professor Sebastião da Gama o tinha mudado, pois, caso contrário... Vi-o emocionar-se, chorar, quando falava dos ensinamentos e das vivências que teve com aquele professor - testemunhava sobre ele como se o último encontro entre os dois tivesse acontecido umas semanas antes, tão presentes eram a descrição dos gestos, as palavras, o calor da recordação. Só guardo boas recordações do Nicolau da Claudina. Muito boas. E essas continuarão enquanto a memória viver. Obrigado, Nicolau!
Na foto: Nicolau da Claudina, em Azeitão, na inauguração do monumento a Sebastião da Gama (2007-06-09)

1 comentário:

Carlos Zacarias disse...

Notícia muito triste, num tempo muito difícil. Sem sombra de dúvida um ser humano extraordinário. Com um verdadeiro sentido de sociedade. Interventivo, afável, inteligente, bondoso e muito divertido. Tive o privilégio de o conhecer e partilhar com ele uma paixão comum - o Associativismo e, particularmente, a Associação Cultural Sebastião da Gama. Deixo aqui a minha homenagem ao Homem que ele foi e envio para a família as minhas mais sentidas condolências.