sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Bocage: uma vida entre o Inferno e o Paraíso pelo TAS



A estreia da peça Bocage: Inferno & Paraíso, de Miguel Assis, levada a cabo pelo TAS (Teatro Animação de Setúbal) aconteceu nesta noite.
Um musical digno de ser visto, com um curto conjunto de actores, mas com uma grande variedade de situações, em que se conta a história do poeta sadino Bocage neste que está a ser o ano em que passa o 250º aniversário sobre o seu nascimento.
Há mais três representações em cartaz e... vale a pena ver: seja pela desconstrução do próprio texto dramático para que por lá vá passando o musical e para que a sucessão de quadros seja mais vincada, seja pela chamada de atenção para o papel do autor ou dos actores ou para o relevo da(s) personagem(ns), seja pela combinação que resulta, seja pela solidez dos quadros na sua caracterização e na sua ligação ao herói de que(m) se fala, seja pela chamada de atenção para as marcas da época ainda que projectando a figura e as ideias para lá do que foi o século XVIII (mesmo com as piadas à actualidade à maneira do teatro de revista).
Uma peça em que a narração ajuda a divulgar a figura de Bocage (ainda que pudesse ser algo poupada) e a sua poesia, bem condimentada com momentos que retratam ambientes verosímeis, autênticos quadros do que terão sido esses "inferno" e "paraíso" que compuseram a vida de Bocage, por onde passam a felicidade, a tragédia, o amor e o erotismo, o humor, a fugacidade, a dor, a crítica, os desamores e os ódios, o "exílio", a liberdade, o pensamento, o povo, a aristocracia, a política, a boémia... por onde passa Bocage e o seu (e o nosso) tempo.
A não perder!

Sem comentários: