quarta-feira, 24 de julho de 2024

Círculo Cultural de Setúbal e José Afonso contados por Albérico Costa (2)



A segunda parte da obra O Círculo Cultural de Setúbal - De Ninho Oposicionista a Quartel-General da Revolução - Um Redondo Vocábulo pela Mão de José Afonso incide sobre a ligação do poeta, cantor, professor e pensador José Afonso ao movimento cultural setubalense, sobretudo através da acção desenvolvida no Círculo Cultural, associação de que ele também foi co-fundador.

As ligações entre Setúbal e José Afonso não constituem absoluta novidade na bibliografia de Albérico Costa, porquanto existe desde 2019 a sua obra Lugares de José Afonso na Geografia de Setúbal (ed. Associação José Afonso), em que, entre os 42 sítios recenseados, surge a referência ao Círculo Cultural de Setúbal, espaço que o cantor, em entrevista, definira como possibilidade que, “antes e logo a seguir ao 25 de Abril, preencheu bem essa lacuna, de juntar toda a malta para fazer coisas”.

No capítulo que agora lhe dedica, Albérico Costa esclarece pretender analisar “a dimensão da interação entre a cidade de Setúbal e o cidadão José Afonso”, percurso lembrado desde 1967, ano em que foi colocado no então Liceu Nacional de Setúbal como professor de História, mas que teve também a incumbência de leccionar a disciplina de Organização Política e Administrativa da Nação, decisão que sua mulher, Zélia Afonso, assim explica, em entrevista ao autor: “Nada disso foi por acaso. Era tudo para o tramar.” Intencional ou não, o certo é que, em Dezembro desse ano, um despacho ministerial comunicava a expulsão de José Afonso do ensino...

É no contexto de participação e de intervenção local que o poeta será co-fundador do Círculo Cultural, onde agirá leccionando nos cursos nocturnos e participando nas sessões culturais, embora sob o olhar atento da polícia política, que, após as eleições de 1969 (em cujo processo José Afonso participou), o identifica como tendo tido “um papel preponderante” em “jornadas e sessões culturais, onde, através da balada e da poesia, se procura incutir no espírito das populações, especialmente na camada jovem, a rejeição pela obra do Governo e pela luta que nos é imposta no Ultramar”. O tal olhar atento da polícia esmerou-se nas práticas de perseguição, tendo mesmo levado a que tenha sido preso várias vezes.

A coerência de pensamento de José Afonso é visível no que deixou exarado no interrogatório na prisão de Caxias em Outubro de 1971 (“nunca desenvolveu quaisquer actividades contra a segurança do Estado”, mas é “adverso das instituições vigentes e colaborou na distribuição de votos ao domicílio a favor da Comissão Democrática Eleitoral do Distrito de Setúbal”) e nas tomadas de posição conhecidas no período pós-25 de Abril, lembrando Albérico Costa a participação intensa do cantor na militância política local: no célebre comício do Naval do primeiro 1.º de Maio — onde, pedagogicamente, disse: “É fundamental que nos voltemos a reunir para tratarmos de problemas. A partir de hoje, é necessário que se repitam estas reuniões. O perigo do fascismo ainda não acabou e temos como exemplo o Chile. (...) Temos de passar da fase do coração para a fase da cabeça e da acção.” —, em numerosas “lutas laborais, espectáculos de solidariedade, novos movimentos que então surgiam no calor da revolução em marcha”, acção de que não esteve afastada também a temática ecológica — será, por coincidência, numa realização promovida pelo Projecto Setúbal Verde, em 30 de Maio de 1982, que José Afonso terá o seu derradeiro concerto em Setúbal, acompanhado por Janita Salomé, Júlio Pereira e Sérgio Mestre.

Interessante é a recuperação que Albérico Costa faz da relação do cantor com a Arrábida, fosse por motivos de tomada de posição no desrespeito que havia pela Serra, por razões de saúde ou de recolhimento. Em capítulo sobre “o misticismo de José Afonso”, a Arrábida surge como espaço místico, tal como foi território de liberdade onde houve a possibilidade de “melhor ouvir as emissões do Rádio Portugal Livre e da Rádio Voz da Liberdade”. Por ali passam também os poemas de Frei Agostinho da Cruz, de Sebastião da Gama e de Bocage no que têm a ver com a espiritualidade e com a urgência de contemplar a Natureza, atitude que surpreende e que levou o próprio José Afonso a confessar ao seu amigo Francisco Fanhais, conforme lembra Albérico Costa: “Se os meus amigos marxistas soubessem que ando a ler o Frei Agostinho da Cruz...”

Nesta abordagem, repara o leitor que a intervenção política marcou toda a vida de José Afonso, particularmente em Setúbal (1967-1987), originando que mesmo o seu velório, ocorrido na Escola Secundária S. Julião (actual Escola Secundária Sebastião da Gama), ficasse rodeado de jogos políticos, tendo chegado a haver a proibição pelo Governo Civil de que essa última despedida se realizasse na escola...

O tratamento que Albérico Costa faz da ligação de José Afonso a Setúbal não está isento de um dever de memória: “Esta cidade deve-lhe a presença infinitamente solidária e amiga. E ele, o autor único, o músico superlativo, o cantor inigualável, deve à cidade duas décadas de permanente contrato de vida plena.” Um trabalho em prol da memória que o autor muito bem fez, associando o historial do que foi o Círculo Cultural de Setúbal...

* João Reis Ribeiro. "500 Palavras". O Setubalense: n.º 1348, 2024-07-24, pg. 5.

 

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